O que é a retinopatia diabética

A retinopatia diabética consiste em um conjunto de alterações que podem ocorrer no fundo de olho de pacientes portadores de diabetes mellitus, tanto tipo 1 quanto tipo 2. 

Entre os pacientes em idade de trabalho, a retinopatia diabética é A principal causa de perda de visão em todo o mundo. Em 2030, estima-se que 191,0 milhões de pessoas em todo o mundo terão retinopatia diabética e aproximadamente 56,3 milhões terão retinopatia diabética com risco de perda da visão. 

Estudos epidemiolóicos mostram que após 20 anos de diabetes mellitus, 99% dos pacientes com tipo 1 e mais de 60% dos pacientes com tipo 2 apresentam algum grau de retinopatia. É muita gente, não é mesmo?

Mas porque ela ocorre? A retinopatia diabética acontece por lesão de micro vasos (artérias e veias) na retina como resultado de valores altos de glicose no sangue. Ela varia desde a retinopatia diabética não proliferativa e seus estágios até a retinopatia diabética proliferativa, que pode levar a descolamento de retina. Quando a doença acomete o centro da visão, ou seja, a mácula, existe o que chamamos de edema macular diabético.

 Existem vários outros fatores de risco importantes para o desenvolvimento de retinopatia diabética além dos anos desde o diagnóstico e tipo de diabetes. Além disso, níveis elevados de hemoglobina glicosilada (HbA1c) e pressão arterial estão associados a risco aumentado de retinopatia diabética. Vou listar aqui embaixo alguns dos fatores associados ao aparecimento mais precoce ou à gravidade da retinopatia diabética.

Fatores de risco para retinpatia diabética:

  • Tempo de duração do diabetes
  • Níveis de glicose ou pressão arterial não controlados 
  • Oscilações da glicemia (tanto para baixo quanto para cima)
  • Hipertensão
  • Dislipidemia
  • Etnia
  • Gravidez
  • Fumar

Possuir esses fatores de risco não são certeza de ser acometido pela retinopatia diabética, mas aumenta muito as chances. As pessoas que têm essas características devem redobrar os cuidados para evitar perdas visuais.

Todas as vezes que falo sobre retinopatia diabética e as outras alterações oculares causadas pelo diabetes eu gosto de lembrar que TODAS elas são preveníveis e evitáveis. Para conseguir isso, os pacientes devem ir ao oftalmologista periodicamente e fazer as consultas de rotina. A frequência é determinada de acordo com cada pessoa, mas no mínimo 1 vez ao ano todo paciente portador de diabetes deve ir ao oftalmologista fazer o check-up. Mesmo sem sintomas, esse cuidado é essencial para evitar perdas visuais.

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre como cuidar da sua visão.

Nos vemos por aqui
Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!

Categorias