Laser em retinopatia diabética

Hoje eu quero conversar com você sobre a retinopatia diabética, mas de um assunto específico, que é o tratamento com laser. Recebo muitas dúvidas na clínica e nas redes sociais se o laser funciona, quais os riscos e se vai melhorar a visão. Essas dúvidas são muito comuns, e se também são suas, leia até o final.

Antigamente existia uma cultura popular de que o laser piora a visão de quem tem retinopatia diabética. Esse conceito não é verdade, nem nunca foi, mas ainda hoje muita gente acredita nesse conceito. 

Vou te explicar porque esse boato existe: o laser para tratamento da retinopatia é usado por muitas décadas. Lá nos primórdios, na década de 1970, o laser era usado para tratar pacientes que não tinham nenhuma opção eficaz de tratamento. Esses eram casos terminais e o laser era usado como uma medida heroica na tentativa de salvar o resto de visão que o paciente tinha. Como todas as medidas heroicas, muitas vezes o resultado não era o que se esperava e o paciente perdia a visão. Mas é importante diferenciar que não era o laser o causador da perda visual, mas sim o fato da doença estar avançada e o laser não ter sido suficiente para conter uma doença tão grave. 

Desde essa época, o laser continua sendo usado no tratamento da retinopatia diabética. Desde então, os equipamentos evoluíram muito, com diversos comprimentos de onda diferentes, formas de aplicação e indicações que melhoraram muito. 

Tratamentos mais delicados, com menos dor, aumento de previsibilidade de entrega de 

Além disso, o avanço dos exames de diagnóstico e acompanhamento da retinopatia diabética, associado a novas medicações para tratamento, permite aos oftalmologistas saber quem é o paciente que vai se beneficiar do laser e qual vai precisar de outros tratamentos. 

Então a pergunta que me fazem é: “Dr, o laser funciona?” e eu respondo: “SIM, com certeza!!!”. Laser funciona sim, desde que bem indicado, assim como qualquer outro tratamento da medicina. Não existe receita de tratamento que sirva para todas as pessoas, e a indicação do melhor tratamento é realizada pelo especialista em retina com sua experiência. É muito comum a associação de tratamentos para promover uma melhora da visão, e a individualização é mandatória para obter o melhor resultado possível. 

Se você tem diabetes, busque um especialista em retina para fazer seu acompanhamento e indicação ideal de tratamento.

Nos vemos no próximo texto aqui do blog
Dr Emmerson Badaró
Viver oftalmologia

Compartilhe com alguém!