Luz azul atrapalha a dormir? Veja como se livrar dos efeitos.

A exposição à luz azul do sol, bem como às telas, nos deixa desperto e aumenta o estado de alerta. A luz faz parte do nosso ciclo de sono vigília, e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de estar acordado e desperto. 

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina. 

Mas na prática, vivendo em cidades e com telas a disposição o tempo todo, é difícil ficar plenamente livre da exposição à luz. Entretanto, gostaria de compartilhar com você algumas dicas de como evitar os efeitos ruins da luz no nosso sono. Leia abaixo minhas dicas.

Para um sono mais reparador, siga essas dicas:

  • defina os dispositivos para o modo noturno ou escuro à noite. Essa configuração reduz o brilho da tela e suas cores quentes têm menos probabilidade de confundir seu corpo e pensar que é dia.
  • Evite usar telas uma a duas horas antes de ir dormir.
  • Sente-se a pelo menos 50cm (comprimento do braço) da tela do computador. Posicione a tela de forma que você olhe ligeiramente para baixo, mas não tenha dores no pescoço.
  • Faça pausas regulares usando a regra “20-20-20”: a cada 20 minutos, mude seus olhos para olhar um objeto a pelo menos 20 pés de distância (6 metros) por pelo menos 20 segundos.
  • Quando sentir que seus olhos estão secos, use lágrimas artificiais para melhorar os sintomas.
  • Ajuste a iluminação da sala e tente melhorar o contraste na tela para reduzir o cansaço visual. Use um filtro de tela fosco, se necessário.
  • Se você usa lentes de contato, dê um tempo para seus olhos usando seus óculos.

Para quem não usa óculos e não tem grau, eu não recomendo o uso de qualquer tipo especial de lente de computador com finalidade específica de proteção da luz azul. Indico sim quando existe a necessidade de correção de erros de refração, como miopia e astigmatismo. 

Entretanto, eu indico sempre o uso de óculos de sol quando sair em ambientes externos. Isso serve desde crianças até idosos. O bloqueio dos raios ultra-violetas tem efeito protetor na prevenção de diversas doenças oculares, dentre elas o câncer de pele periocular, catarata e degeneração macular relacionada a idade.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre sua saúde ocular, acompanhe nosso blog. Por aqui passamos diversas recomendações para você preservar a saúde dos seus olhos.

Nos vemos no próximo texto

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!