Como afinar as lentes dos óculos de miopia

Se você usa óculos, já deve ter se passado aperto nas óticas com tantas características das lentes que você tem que escolher: material, anti-reflexo, filtro de luz azul, fotossensível, índice de refração do material… Nossa, são tantas que realmente é difícil saber o que realmente vale a pena.
Então eu estou aqui para te ajudar. Fiz uma sequência de textos aqui no blog explicando sobre o que realmente vale a pena colocar nos seus óculos. Então leia e me fale se tiver alguma dúvida.

Hoje eu vou falar com você sobre o que pode ser feito para afinar as lentes dos óculos.

A espessura das lentes de grau é uma preocupação comum para quem usa óculos, já que lentes finas tem várias vantagens, começando por não ficar com o aspecto de “fundo de garrafa”, que tem as lentes grossas e deixam a aparência do rosto mais “pesada”. Mas não é só a estética que importa para comprar lentes mais finas. 

 

Vantagens de lentes de alto índice:

– Mais conforto

– Visão mais nítida

– Óculos mais leves

– Aumento de campo de visão

– Estética 

– Espessura mais fina

No caso de pessoas que têm miopia (dificuldade de enxergar para longe), quanto maior o grau, mais grossas serão as bordas das lentes. Além disso, as lentes para miopia possuem formato convexo. A espessura grossa das lentes de grau mais o formato convexo delas, faz com que os olhos fiquem bem pequenos por trás das lentes, dando uma sensação de deformidade que não existe, mas que pode incomodar muito quem usa. Quanto maior o grau de miopia, menor o aspecto do olho fica por trás das lentes.

Mas a boa notícia é que, se você precisa de óculos de grau, é possível adquirir um produto bonito sem renunciar a sua qualidade de visão e conforto. Basta ficar atento aos elementos que interferem na espessura de suas lentes e procure algo que realmente te deixe à vontade para usar sem comprometer o resultado.

Vou te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá:

A espessura de uma lente resulta da combinação de três fatores: índice de refração do material, asferização das superfícies e espessura da surfaçagem.

 

“Mas o que são essas coisas, Dr Emmerson?”

O índice de refração do material: é o principal fator de redução da espessura de uma lente. Quanto mais elevado o índice de refração do material, mais fina é a lente. Mais precisamente, quanto mais alto o índice, maior a capacidade do material para desviar os raios luminosos, menor a curvatura necessária da face convexa e da face côncava, mais leve, fina e plana é a lente. 
As lentes de alto índice de refração que existem são:

1.67 – São as lentes indicadas para as pessoas que possuem de 4 a 6 graus de miopia. 

1.74 – Até pouco tempo atrás, as lentes 1.74 eram as lentes de resina mais finas que você encontrava no mercado óptico brasileiro. São indicadas para 4 ou mais graus de miopia.

1.76 – São as lentes de resina mais finas, sendo uma ótima opção para graus elevados de miopia.

Importante salientar que, em geral, quanto maior o índice de refração e os tratamentos adicionados nas lentes, maiores os valores de custo delas.

A asferização das superfícies é um fator indireto de redução da espessura: permite produzir lentes mais planas e consequentemente mais finas. 

O terceiro fator importante de redução da espessura de uma lente reside nas possibilidades de surfaçagem. Esse processo é técnico e consiste no uso de tecnologias para produzir o bloco da lente, e depois esse bloco tem a superfície trabalhada minuciosamente para atender os parâmetros definidos na receita. 

Parece complicado, mas não é!

Uma dica prática pra você que leu até aqui: se tiver mais de 4 graus, invista numa lente de alto índice. 

Qualquer dúvida, estarei aqui para te ajudar!

É só mandar uma mensagem para conversarmos.

 

Dr Emmerson Badaró

Médico oftalmologista especialista em retina na Viver oftalmologia

Pós doutorado pela Escola Paulista de Medicina

Compartilhe com alguém!