E se você não precisasse mais usar óculos para enxergar de perto?

A presbiopia, ou vista cansada, acomete grande parte das pessoas com mais de 40 anos.

Ela provoca dificuldade de enxergar de perto, o que traz desconforto e piora da qualidade de visão, fazendo com que tenhamos que fazer uso de algum método para corrigir a visão.

Dentre as correções mais comuns estão:

  • Uso de óculos para perto;
  • Óculos multifocais;
  • Cirurgia refrativa;
  • Lentes de contato multifocais;
  • Lentes de contato que reproduzem a técnica conhecida como “monovisão” (onde deixamos um olho enxergando para perto e o outro para longe).

Essa última permite ao paciente enxergar bem em ambas as distâncias sem uso de óculos. E é bem tolerada pelas pessoas, apesar de pouco conhecida e utilizada.

Por muito tempo estas foram as formas de corrigir a visão das pessoas com presbiopia.

Mas e se você não precisasse de óculos ou lentes de contato para corrigir a presbiopia?

Isso seria ótimo, não seria? E pode ser realidade num futuro bem próximo.

Um estudo apresentado no inicio de 2019 mostrou resultados promissores para tratamento da presbiopia.

Esta nova pesquisa mostrou um medicamento em forma de colírio que pode devolver a visão de perto aos pacientes.

Batizado de PRX100, o colírio contém aceclidina e tropicamida e deve ser aplicado diariamente nos dois olhos ou somente no olho não-dominante.

O colírio é absorvido pelo olho e melhora a visão de perto e a qualidade da visão por várias horas. O início de ação é rápido, não invasivo, bem tolerado e reversível.

Ou seja, caso o paciente não goste do resultado, basta não usá-lo novamente, pois o efeito do colírio se perde em algumas horas.

Mas, infelizmente, este medicamento ainda não está disponível para uso geral. Por enquanto, está nas fases 2 e 3 de ensaio clínico, o que significa que ainda está sendo estudado.

Afinal, antes de o medicamento ser lançado no mercado, é preciso comprovar sua eficácia e segurança.

Somente após essas fases de estudo, o colírio tão esperado estará disponível para uso pela população.

Caso os resultados até agora obtidos sejam comprovados, tem a grande vantagem de melhorar a visão de perto sem uso de óculos, lentes de contato ou necessidade de cirurgias.

Como a presbiopia é altamente frequente na população, é de grande interesse que tenhamos um tratamento adequado e eficaz.

Além desse estudo, outros laboratórios e universidades estudam o assunto constantemente, por exemplo, o EV06, da Novartis, e CSF-1, da Orasis Pharmaceuticals.

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!

Categorias