Como reduzir a progressão da miopia

Conforme vamos conversando nos nossos textos e nos vídeos no canal do Youtube, eu estou explicando para você como uma pessoa desenvolve miopia, quem tem mais chance de ter, como funciona a genética relacionada a miopia e como os fatores ambientais podem influenciar no aumento ou não do grau.

Agora, nesse texto, eu quero falar com você sobre o que você pode fazer para reduzir a progressão do grau, seja o seu ou dos seus filhos. 

Uma queixa muito comum no consultório é de que as crianças estão ficando cada vez mais usando telas, e que a visão delas está “enfraquecendo”, com o grau aumentando cada vez mais. Os pais sempre me perguntam se isso tem relação. E a resposta é SIM. 

Nosso estilo de vida tem relação direta com o aparecimento e com o crescimento do grau de miopia. Diversos estudos comprovam essa relação, mas isso ficou ainda mais evidente depois que ficamos mais confinados por conta da pandemia do Covid-19. Os pacientes passaram a apresentar crescimentos expressivos de grau, com progressões não compatíveis com o tempo tão curto entre as consultas. 

Os pacientes estão voltando para consulta para trocar os óculos antes do tempo previsto. E reclamando que a visão piorou. Quando examino, vejo que o grau aumentou bastante em relação à consulta anterior.

Mas o que nós podemos fazer para evitar o crescimento tão acelerado do grau e não ficar com a miopia tão alta? Bem, como estava dizendo antes, é uma complexa relação entre diversos fatores, mas gostaria de passar aqui o que eu passo aos meus pacientes baseado nos estudos mais novos sobre o assunto e literatura mais atualizada.

Medidas para prevenir a progressão do grau:

  • Reduzir tempo de uso de telas. Mesmo nessa fase de grande exposição por tele-aula ou trabalho, fazer o lazer fora das telas é importante. E quando for descansar, procurar atividades que não use as telas como forma de entretenimento.
  • Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo  menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for. Mas o importante é ficar em ambientes externos.
  • Em alguns casos, o médico avalia a indicação de uso de colírios que podem reduzir a progressão do grau. Para saber se é indicado ao seu caso, te oriento perguntar para seu médico e saber sobre a dose e posologia.

Você acha difícil tomar essas medidas que descrevi acima? Acha que consegue faze-las, e mais importante, acha que consegue manter fazendo por muito tempo? Pois é… não é fácil, mas é muito importante!

Dr Emmerson Badaró 

Oftalmologista PhD em retina 

@badaro @viveroftalmologia 

www.viveroftalmologia.com.br 

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!