Como desinfetar as lentes de contato do Covid-19

Depois do início da propagação mundial do Covid-19, as pessoas se alertaram para cuidados maiores de higiene e limpeza dos objetos que as cercam. As lentes de contato, por estarem em contato íntimo com o olho, são potenciais vetores do vírus e devem ter seus cuidados redobrados para evitar que transmitam a doença. Em outro texto e vídeo do nosso blog eu explico qual a minha opinião sobre a escolha entre óculos e lente de contato durante a pandemia. Para acessar, veja o canal do Youtube e a página do blog no site.

Qual a diferença entre limpeza e desinfecção?

Limpeza: é a remoção da sujeira, depósitos, detritos e alguns germes da superfície das lentes de contato.
Desinfecção: é a morte de germes presentes nas lentes de contato, alguns dos quais podem causar infecções oculares graves.

Uma lente de contato pode estar limpa, mas não desinfetada, e vice-versa. É muito importante que ambos os processos sejam realizados em conjunto sempre para prevenir danos aos olhos.

Solução multiuso

A solução multiuso é um sistema de cuidados completo usado para limpar, enxaguar, desinfetar e armazenar lentes de contato gelatinosas. Esta solução é o sistema de cuidados mais utilizado entre os usuários de lentes de contato gelatinosas.

Veja como usar as soluções multiuso e higienizar suas lentes de contato:

  1. Esfregue e enxágue suas lentes de contato e guarde-as em solução fresca sempre que removê-las.
  2. Nunca misture solução nova com solução antiga ou usada no caso – uma prática chamada “cobertura” -, pois reduz a eficácia da desinfecção.
  3. Esfregue e enxague o estojo de armazenamento das lentes de contato com uma solução fresca – nunca água ou soro fisiológico – todos os dias.
  4. Esvazie todo o excesso de solução do estojo e deixe secar ao ar livre.
  5. Armazene a caixa limpa de cabeça para baixo em um tecido limpo e fresco, sem as tampas após cada uso, para evitar a formação de germes.

Sistemas à base de peróxido de hidrogênio

Os sistemas à base de peróxido de hidrogênio são produtos especiais e menos comuns para limpeza diária das lentes de contato. Eles limpam, desinfetam e armazenam lentes de contato. São usados principalmente em pacientes alérgicos a algum componente da solução multiuso, podendo causar vermelhidão e irritação nos olhos. Os sistemas que usam esse tipo de solução exigem o uso de um dispositivo especial que acompanha a solução quando você a compra. Quando em contato com a lente de contato, a solução realiza a desinfecção.

Soro fisiológico

O soro fisiológico não desinfeta as lentes de contato, apenas limpa. Por isso, não devem ser usadas para higiene diária das lentes de contato. Use somente em casos que precise enxaguar as lentes após limpar e desinfetar com outra solução acima listada. Por exemplo, alguns sistemas baseados em peróxido de hidrogênio sugerem enxaguar as lentes de contato com solução salina antes da colocação nos olhos.

Removedores de proteínas enzimáticas

Os removedores enzimáticos de proteínas limpam o material que seus olhos depositam nas lentes de contato ao longo do tempo. Dependendo do tipo de lente de contato que você usa e da quantidade de depósitos acumulados na superfície da lente, pode ser necessário o uso de um produto para remover este acúmulo. Os removedores de proteínas enzimáticos estão disponíveis nas formas líquida e em comprimidos e são usados ​​diariamente ou semanalmente, dependendo do produto. Em geral, são usados em lentes de contato de longa duração, como lentes rígidas de descarte anual. Para lentes de descarte mensal, não costumam ser necessários.

Produtos de lentes rígidas gás permeáveis

Os sistemas de tratamento para lentes de contato rígidas ou gás permeáveis são diferentes dos sistemas de limpeza e higiene utilizados com lentes de contato gelatinosas. As lentes de contato rígidas geralmente requerem várias soluções diferentes para umedecer, limpar e desinfetar. Se você usar lentes de contato rígidas, fale com o seu oftalmologista sobre qual sistema de tratamento é melhor para você. Nunca use produtos de lentes rígidas nas lentes gelatinosas, pois podem danificar as lentes.

Se você usa lentes, tenha cuidado especial durante a pandemia para evitar a transmissão do Corona vírus pelos olhos. Se você já faz a correta limpeza e desinfecção das suas lentes, tenha especial atenção durante essa fase, mas os riscos são baixos para quem tem os cuidados adequados. Se cuide e oriente os amigos para que aprendam a fazer da maneira correta.

Se ainda tiver dúvidas sobre como cuidar das lentes de contato e evitar a transmissão ocular do corona vírus, acesse nossa playlist do Youtube e veja mais dicas. Mande para mim qualquer outra dúvida que tiver.

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!