A miopia é genética?

A miopia é uma causa comum de perda de visão em todo o mundo, com prevelência aumentando a cada dia. Muitos fatores de risco são relacionados ao aparecimento e ao crescimento do grau de miopia, mas hoje gostaria de falar com vocês especificamente sobre a genética relacionada à miopia.

Essa é uma pergunta muito frequente aqui no consultório, principalmente quando falamos das crianças filhos de pais míopes. Os pais sempre querem saber se a criança vai ou não ter miopia no futuro.

Sobre o desenvolvimento de nossas características físicas como um todo, é fato que nós, indivíduos, somo resultado de uma complexa relação entre nossa carga genética, nossas peculiaridades individuais e a interação com o meio que vivemos. Por exemplo, nossa cor de pele depende da genética, nossos hábitos e do local onde vivemos. Quando falamos de doenças, pode até ser um pouco diferente essa análise, mas a linha de raciocínio é a mesma.

Então, quando pensamos na miopia não é diferente. Para uma pessoa ter ou não a miopia, depende de uma relação entre sua carga genética, seu hábitos de vida e onde ela mora. 

Existem mais de 200 genes relacionados ao aparecimento e crescimento da miopia. A avaliação genética pode colocar indivíduos com alto risco genético com até 40 vezes mais chance de desenvolver miopia que a população normal. 

A maioria deles está relacionada a miopia patológica e a alta miopia, que correspondem a cerca de 8% dos casos. Mas então, de onde vem os outros 92% dos míopes se não tem relação com a genética??? Vem da interação dos outros fatores que eu falei acima: nossas características próprias e interação com o ambiente que vivemos.

Por exemplo, em algumas populações asiáticas a miopia tem frequência de cerca de 80-90% dos jovens. Isso porque lá eles têm uma predisposição genética (asiáticos têm mais chance de serem míopes, enquanto e negros e latinos têm menos chance), além de um ambiente propício ao desenvolvimento de miopia. Mas como assim ambiente propício?

Nosso ambiente influencia o aparecimento de miopia sim. Populações urbanizadas, com altos índices de educação formal, com alta exposição a leitura e telas e baixa exposição a ambientes externos têm alta chance de desenvolver miopia

Um exemplo é que um estudo mostrou que população com índice de educação formal de ensino superior completo tem o dobro de chance de ter miopia quando comparado com população que estudou até o segundo grau. A análise que se faz disso é que os indivíduos que estudaram mais provavelmente passaram mais tempo estudando e restritos em ambientes fechados, usando a visão de perto. Enquanto isso, os que estudaram menos ficaram mais tempo em ambientes abertos e sem uso da visão de perto.

Em resumo, a miopia tem sim uma carga genética importante. Mas não é só a genética da miopia que determina se uma pessoa vai ou não ter que usar óculos. Outros fatores são importantes nesse contexto, incluindo exposição a ambientes externos e uso da visão de perto seja estudando, lendo ou em telas.

Para saber mais de como evitar a progressão do grau de miopia, acompanhe nosso próximo texto no blog.

Nos vemos lá

Dr Emmerson Badaró 

Oftalmologista PhD em retina 

@badaro @viveroftalmologia 

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!