Viver Oftalmologia marca presença no Simasp 2019

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro ocorreu, em São Paulo, o Simpósio Internacional Moacyr Álvaro de São Paulo (Simasp), famoso congresso promovido pelo departamento de oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

Representando a Viver, o oftalmologista de Juiz de Fora, Dr. Emmerson Badaró, esteve presente no congresso e conta mais sobre sua importância para o cenário médico e sua carreira.

Ele nos conta o porquê deste ser, para ele, um congresso de tanta importância:
 

“Primeiramente, porque é o congresso do departamento que me formei como oftalmologista, onde fiz residência médica, especialização em retina, especialização em mácula, depois o doutorado e agora o pós-doutorado. Desta forma, além de muito vinculado ao departamento, me sinto ‘filho’ dele. É muito gratificante fazer parte deste congresso que levo com tanto carinho. Além disso, o Simasp é o congresso que abre o calendário da oftalmologia no Brasil. É o primeiro de vários que ocorrerão durante o ano. E, finalmente, o alto nível das aulas e apresentações das pesquisas é realmente impressionante.

Para se ter uma ideia da importância da Escola Paulista de Medicina no cenário científico brasileiro, o departamento de oftalmologia é o principal responsável pelas publicações científicas nacionais, tanto em número de publicações, quanto na qualidade. Ou seja, por lá circulam e são geradas as principais inovações em oftalmologia no Brasil.

Em relação às inovações vistas no congresso, o que mais me chamou atenção é a relevância progressiva que está sendo dada para diagnósticos e tratamentos com base em genética. Através de análise de genes e do genoma da pessoa, podemos saber quais pacientes têm maior probabilidade de serem acometidos por determinada doença. Atualmente, após realizar exames de diagnóstico, dentre eles o de eletrofisiologia, muitas vezes as doenças genéticas ficam sem tratamento curativo. A terapia genética vem suprir esta lacuna, pois permite que tratemos os pacientes alterando seu DNA e curando de determinada doença ao substituir o gene defeituoso por um que possui funcionamento normal. Ainda que esteja em fase de estudos, nós esperamos ansiosa e atentamente por novidades que possam ser aplicadas na prática diária com os pacientes.

Outra novidade muito relevante na área de retina são as novas drogas anti-angiogênicas, que serão brevemente lançadas no mercado. Vindo para se unir aos famosos e revolucionários medicamentos Lucentis e Eylea, essas novas drogas se propõem a serem usadas em frequência mais baixa e com efeito de ação mais prolongado.

Outro ponto positivo desses novos medicamentos é que eles, possivelmente, vêm com preços mais baixos, tornando o tratamento mais acessível para os pacientes que necessitem dele. Aqui na clínica Viver Oftalmologia, entendemos que a medicina está avançando e o papel do médico é fazer parte desse avanço.

Com a globalização e disseminação de conhecimento, temos a oportunidade de oferecer aos nossos pacientes tudo que há de melhor em oftalmologia no mundo. Portanto, estamos constantemente presentes em congressos, simpósios e discussões de casos com o intuito de atualização médica continuada.

Em breve, seguiremos para o congresso brasileiro de retina e vítreo, além de muitos outros, a fim de contribuir continuamente para o cenário da oftalmologia de Juiz de Fora e região com as principais novidades da área.”

 
 

Compartilhe com alguém!