Vitaminas para a visão

Tema muito recorrente no consultório e que gostaria de parar para conversar com você aqui no nosso blog. O uso de vitaminas para tratar doenças de retina é tema muito controverso entre a população, e por isso merece atenção especial e explicações detalhadas. Nesse texto eu abordo o uso em doenças da retina. Para outras doenças, temos textos específicos, já que as orientações são diferentes.

As vitaminas para a visão foram produzidas com objetivos específicos de tratar determinadas doenças e melhorar os sintomas do paciente. Existem diversas formulações diferentes que têm indicações específicas, e é importante que os pacientes saibam com seu médico se realmente precisam usa-las e se vão fazer efeito esperado. Usar por conta própria não é uma boa idéia.

A origem do uso de vitamias para os olhos com objetivo de tratar doenças da retina veio através do estudo Areds. Nesse importante estudo, foi feita uma longa avaliação dos pacientes com degeneração macular relacionada a idade e avaliado o benefício da formulação com diversas vitaminas, luteína e zeoxantina. O objetivo era saber se as vitaminas para a retina poderiam preservar a visão e evitar perda pela degeneração macular.

A conclusão do estudo Areds foi de que alguns pacientes com um subtipo específico da degeneração macular relacionada a idade poderiam se beneficiar do uso dessas vitaminas para retina. Esses sim deveriam fazer uso da formulação indicada pelo estudo. Importante salientar que o estudo foi feito com a formulação específica, e que não adianta usar em doses ou vitaminas diferentes.

A formulação do estudo original foi posteriormente modificada na continuação dele, chamada de Areds 2, e contém 500mg de vitamina C, 400UI de vitamina E, 10mg de Luteina, 2mg de Zeoxantina, 80mg de zinco e 2mg de cobre. Se a vitamina para a visão que é vendida não tiver esta fórmula, ela não tem comprovação nem estudo de eficácia, e o uso deve ser mais restrito ainda.

Outra coisa importante salientar é que pacientes saudáveis sob aspecto oftalmológico, que se alimentam bem principalmente com vegetais escuros e ricos em vitamina A, não precisam fazer uso dessa suplementação com intiuto de prevenir doenças. Os bons hábitos de vida, incluindo dieta saudável, controle de diabetes, hipertensão arterial sistêmica, colesterol, não fumar, controle da exposição solar, dentre outros fatores que abordamos com frequência aqui no blog, são as medidas mais efetivas para prevenir as doenças da visão.

Vejo no consultório pacientes e famílias gastando dinheiro, tempo e esforço emocional para usar vitaminas para visão quando nem sempre fazem sentido para a doença que apresentam. Não faça uso sem indicação do seu médico, converse com ele sobre a necessidade no seu caso.

Caso tenha dúvidas, mande para mim que vamos esclarecer se existe indicação para o seu caso.

Dr Emmerson Badaró – oftalmologista PhD em retina

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!