Papel dos médicos em uma clínica de olhos
A oftalmologia é uma especialidade fantástica! Não é atoa que eu escolhi ela para trabalhar e melhorar a vida das pessoas. Nossa qualidade de vida é diretamente relacionada à nossa qualidade visual, e a clínica de olhos existe para prevenir uma perda visual e tratar quando ela já aconteceu.
Existem diversas comprovações empíricas que comprovam que a visão é um dos sentidos mais importantes de todos. Pensar que podemos ficar sem enxergar nos traz apreensão. Agora imagine que isso possa ser para o resto da vida. Muito ruim, não é?
Mas além da análise empírica, diversos estudos já comprovaram essa informação.
Em um estudo feito com pacientes diabéticos, foi perguntado qual qual a complicação que eles tinham mais medo. Como opções de resposta, foram incluídas diversas alterações que podem ser causadas pelo diabetes, como falência dos rins e necessidade de hemodiálise, infarto, acidente vascular cerebral, dentre outras. Mesmo com todas essas complicações graves listadas, adivinhe qual foi a mais temida pelos pacientes: a cegueira.
Além disso, um dos principais fatores que levam uma pessoa a melhorar a qualidade de vida é operar a catarata. Recentemente operei um paciente que estava cego pela catarata. Uma semana depois de operado, ele retornou ao consultório com outro aspecto. Estava com a postura mais ereta, mais bem humorado e até falando melhor. Me disse que a cirurgia havia mudado sua vida, pois não estava mais conseguindo realizar suas atividades normais por causa da limitação visual. A filha informou que ele estava interagindo mais com ela e os netos, rindo como antigamente e participando das atividades da família depois de muito tempo em reclusão.
Segundo o próprio paciente: “perder a visão depois de velho é uma tristeza, porque não conseguia mais fazer tudo que eu gostava. Agora, depois que fiz a cirurgia de catarata, sinto que voltei a viver e sem precisar da ajuda de ninguém para fazer o que eu quero.”
E é bem assim mesmo. Os tratamentos realizados na clínica de olhos permitem que o paciente melhore sua visão e, consequentemente, sua qualidade de vida. Falo sempre isso nos meus vídeos e textos: NÃO é normal que uma pessoa perca a visão e isso não deve ser considerado natural. Pacientes com perda visual devem ser avaliados pelo oftalmologista em uma clínica de olhos especializada para que seja feito o diagnóstico correto e instituído o tratamento adequado.
Se você tem alguém na família com baixa visual, agende uma consulta conosco em nossa clínica de olhos. Aqui temos condições de tratar adequadamente e melhorar a qualidade de vida. Nosso papel como oftalmologista é trazer de volta a alegria no olhar de nossos pacientes.
Se tiver alguma dúvida, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró