Não fume – o fumo agrava doenças oculares

Mais pesquisas fornecem aos fumantes motivos (já sabidos) para parar de fumar: o fumo causa e piora doenças oftalmológicas, podendo levar a cegueira. Isso inclui tanto cigarros de tabaco quanto cigarros de maconha e eletrônicos. Além disso, quanto mais cigarros consumidos e mais tempo fumam, maior o risco de cegueira.

As principais causas de baixa visual em fumantes são a degeneração macular relacionada a idade, catarata, retinopatia diabética, olho seco e uveítes.

A fumo causa deterioração das células do olho, aumentando o número de compostos químicos prejudiciais e reduzindo o número de nutrientes protetores entregues pela corrente sanguínea ao olho. Além disso, fumar reduz o fluxo de sangue e de oxigênio para os olhos.

Quando uma pessoa para de fumar, ocorre o efeito oposto. O fluxo de sangue se eleva novamente e há redução do dano celular com menor chance de perda da visão. Ex-fumantes tem risco menor de apresentar doenças oftalmológicas que pacientes que fumam. O abandono do tabagismo tem implicações importantes para pessoas com doenças oftalmológicas, reduzindo o risco de cegueira.

Desta forma, além de se proteger de diversas doenças do organismo, bons hábitos previnem também o aparecimento de doenças nos olhos. A dica é: se nunca fumou, não comece; caso fume, interrompa imediatamente.

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!