Degeneração Lattice e degenerações retinianas

Recebeu o laudo de um exame descrevendo uma alteração que se chama “degeneração retiniana” ou “degeneração lattice”? Então esse texto é pra você. Leia até o final que tenho certeza que vai te ajudar a entender o que é essa alteração e se tem risco para sua visão.

A degenração lattice é uma alteração de fundo de olho que é muito comum e recebo diversos pacientes com essa alteração e que ficam na dúvida sobre o que isso realmente significa. Alguns acham que a retina está descolada, outros acham que ela vai descolar a qualquer momento e ainda existem os que realmente não têm idéia do que é.

Independente do que for o seu caso, leia esse texto porque vai te ajudar a entender melhor.

Primeiramente, gostaria de explicar o que são as degenerações retinianas: são alterações do fundo de olho (retina) que levam a mudanças do aspecto da mesma, podendo ser motivo de preocupação dependendo da região que acomete e de suas características.

São divididas em dois principais grupos:

As benignas e as não benignas. Essa classificação se baseia no fato delas poderem ou não causar problemas na visão do paciente. Ou seja, se podem ou não baixar a visão.

As degenerações retinianas benignas

Não causam mal algum à visão das pessoas. Em geral são considerados achados de exame, ou seja, são vistas pelos oftalmologistas durante exame de rotina mas não causam perda visual nem colocam em risco a visão. Essas degenerações, por não trazerem riscos ao paciente e à sua visão, não necessitam de tratamento e devem ser acompanhadas periodicamente nos exames de rotina que incluam a avaliação de fundo de olho.

Já as degenerações não benignas

são as que podem levar sim a perda visual, e por isso merecem tratamento para evitar essa piora visual. Dentro desse grupo se encontra a degeneração lattice.

A degeneração lattice é uma região de afinamento da retina que pode levar a um rasgo e possivelmente a um descolamento de retina. Esse afinamento da retina pode predispor a um rasgo caso ocorra uma força de tração sobre a mesma. E essa força pode ser causada espontaneamente, por descolamento de vítreo, traumatismo ou outros motivos.

O risco desse descolamento de retina acontecer é baixo, mas mais alto do que na população que não apresenta a degeneração lattice na sua retina. Por isso, muitos oftalmologistas recomendam que ela seja tratada com laser de forma profilática, ou seja, deve ser tratada assim que identificada e antes do rasgo acontecer.

A deneneração lattice é muito comum na população geral, chegando a cerca de 8% da população normal. É muito mais comum em míopes e em pacientes com histórico familiar de descolamento de retina.

O tratamento da degeneração lattice é feito com fotocoagulação a laser, em um procedimento ambulatorial e sem necessidade de cirurgia. Se quiser entender sobre como é o tratamento com laser de retina, te convido a ler o texto ou a assistir o vídeo do Youtube sobre esse assunto.

Se tiver ficado com alguma dúvida sobre as degenerações de retina e sobre degeneração lattice, mande pra mim.

Nos vemos no próximo texto do blog

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!

Categorias