Conjuntivite pelo Covid-19

Desde o início da Pandemia pelo Covid-19, a medicina e a população estão aprendendo muito sobre essa nova doença, que tanto está impactando nossas vidas. Desde o comerciante, o aluno da escola, os médicos e os pacientes, todos estamos sentindo direta ou indiretamente as consequências dessa desastrosa doença. 

Existem várias manifestações e formas de acometimento do Covid nos olhos, dentre elas conjuntivite, esclerite, uveíte, neurite, miosite, dentre outras. Mas aqui nesse texto eu gostaria de conversar com vocês sobre a conjuntivite que o vírus da Covid-19 pode causar e como identificar seus sinais.

A conjuntivite pelo Covid-19 é menos comum do que inicialmente achávamos que seria. Cerca de 0.8% dos pacientes com a infecção sistêmica realmente têm a conjuntivite associada. Eu considero isso uma frequência baixa em comparação com outros órgãos, como pulmão (65% dos pacientes têm alterações, mesmo que leves), dores de cabeça (13%), dores pelo corpo (15%), e até diarreia (3%).

Além disso, a conjuntivite pelo Covid-19 tende a ser branda e levemente sintomática. 

Os principais sintomas da conjuntivite pelo Covid-19 são:

  • Olhos vermelhos
  • Inflamação ocular
  • Inchaço nos olhos
  • Lacrimejamento ou olho seco
  • Sensação de areia nos olhos
  • Secreção
  • Coceira 

Como podemos ver nos sintomas descritos acima, eles são muito inespecíficos e parecidos com outras doenças dos olhos, inclusive com outras conjuntivites. As conjuntivites de outras causas, como pelo vírus da influenza, ainda são mais comuns em nosso meio mesmo durante a pandemia, e devem ser consideradas como primeira hipótese clínica. Individualizações devem ser feitas para cada paciente baseado em sua histórica clínica, sintomas e exposição a possível infecção pelo Covid-19.

Como é feito o diagnóstico?

A conjuntivite devido ao SARS-CoV-2 pode ser diagnosticada clinicamente com base nos sinais e sintomas na confirmação de exposição ao COVID-19. O SARS-CoV-2 pode ser detectado em lágrimas ou cotonete conjuntival por meio de teste de PCR. No entanto, os exames laboratoriais raramente são realizados em pacientes oculares devido à baixa sensibilidade. Com isso, há grande chance de resultados falso-negativos ocorrerem.

A maioria dos casos de conjuntivite pelo Covid-19 são leves e têm excelente prognóstico tanto de sintomas quanto de recuperação visual. Por isso, caso tenha algum dos sintomas que eu descrevi acima, procure seu oftalmologista, mas tenha calma pois há grandes chances de que eles vão melhorar uma vez que a infecção passar. 

Para entender sobre os outros achados oftalmológicos que a Covid-19 pode causar nos olhos, te convido a ler nosso texto específico desse assunto.

Nos vemos lá

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!