Como usar maquiagem sem piorar o olho seco e a irritação ocular

Maquiagem pode ser um agente agressor aos olhos, e alguns pacientes com olho seco severo geralmente acham virtualmente impossível usar maquiagem nos olhos. No entanto, a maioria dos portadores de olho seco tenta se entusiasmar, e podemos ajudá-los fazendo recomendações de produtos e tratamentos que possam facilitar seu uso.

Problemas com produtos de beleza

Para muitas pessoas, maquiagem e produtos de beleza não são opcionais, seja por questões pessoais ou profissionais. Para minimizar os problemas de olho seco relacionados a esses produtos, recomendamos cosméticos hipoalergênicos e de sempre remover toda a maquiagem antes de dormir, não importa o quão tarde seja.

Rímel – no dia-a-dia em oftalmologia, nós médicos vemos manchas de rímel no filme lacrimal em exames de lâmpada de fenda. Não há dúvida de que esses produtos cobram seu pedágio quimicamente, com uma série de ingredientes químicos. Mecanicamente, as manchas são desconfortáveis ​​e podem ser abrasivas. As mascaras de “espessamento” e “alongamento” são particularmente problemáticas porque incorporam fibras para criar o efeito desejado e as fibras podem irritar os olhos.

Delineador – pode irritar o olho e contribuir para o olho seco, simplesmente porque é usado nas pálpebras. Na base dos cílios, pode abrigar bactérias e ser difícil de remover completamente. Usar o delineador no interior das pálpebras superiores ou inferiores pode definir melhor a aparência do olho, mas também pode afetar negativamente as glândulas meibomianas e o filme lacrimal.

Sombra e pó – Qualquer maquiagem em pó – sombra, pó facial, bronzeador, brilho e assim por diante – inevitavelmente acaba nos olhos, causando problemas semelhantes aos flocos de mascara. Pessoas com olho seco podem preferir manter produtos à base de creme em vez de pó.

Leia mais sobre produtos para o crescimento dos cílios.

Removedor de maquiagem para os olhos – Praticamente todos os removedores de maquiagem para os olhos contêm detergentes, que quebram a camada lipídica do filme lacrimal. Atualmente, não há grandes alternativas, mas deve-se dar preferência a produtos não petrolíferos.

Creme para os olhos – Os pacientes com olho seco precisam eliminar agentes secantes como os retinóides, especialmente perto do olho.

Branqueadores para os olhos – Para que os olhos cansados ​​pareçam mais brancos, mais brilhantes e mais radiantes, existem colírios que clareiam a vermelhidão dos olhos e tem funcionamento por até 8 horas. Evite colírios com base em nafazolina, por ser um agente irritante e fugaz.

Além de priorizar produtos de beleza de boa qualidade e que sejam adaptados ao seu organismo, pacientes devem levar em conta que dependendo da frequência de uso as alergias podem ocorrer. Em caso de crises agudas, suspenda o uso e procure atendimento médico para que seja prescrito o tratamento ideal.

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!