Como é a consulta em uma clínica de olhos

O exame oftalmológico realizado em uma clínica de olhos é muito mais importante que somente avaliação do grau dos óculos. Através do exame oftalmológico de rotina, podemos detectar as sinais de diversas doenças que podem ameaçar a visão de uma pessoa, mesmo anos antes dela apresentar qualquer sintoma.

No início da consulta oftalmológica, o paciente inicia explicando seus sintomas e se está enxergando bem ou não. O médico faz perguntas que visam abranger as principais doenças que podem levar a baixa visual e que sejam direcionadas para obter mais informações das queixas do paciente. Caso o paciente tenha algum outro sintoma relevante que não foi perguntado, deve comunicar ao médico nessa parte da consulta.

Outro ponto importante da anamnese é levar em consideração histórico pessoal de uma doença oftalmológica caso o paciente tenha tido. Pacientes que já tiveram uma doença no passado tem maior risco de desenvolver novamente em outra fase. Além disso, existem doenças que podem ser fator de risco para o aparecimento de outras. Um exemplo é o paciente que tem miopia patológica, que pode ser um fator de risco para descolamento de retina. Outro exemplo é a uveíte por toxoplasmose que é fator de risco para edema macular.

Além disso, é muito importante que os paciente conheçam sua história familiar de doenças oftalmológicas e sistêmicas. Através dessas informações, podemos prever se há maior ou menor probabilidade de ele ser acometido por determinada doença. Dentre as principais doenças que podem ter herança genética, destaco a degeneração macular relacionada a idade – DMRI, descolamento de retina, glaucoma e catarata.

Em uma clínica de olhos especializada, depois de reunidas as informações acima listadas, o médico realiza o exame clínico e decide sobre a necessidade de solicitar exames complementares.

Em oftalmologia, existe um conceito muito importante que é o de avaliação multimodal. Nela, o oftalmologista solicita diversos exames que, analisados em conjunto, conseguem trazer informações preciosas sobre o diagnóstico e o que deve ser feito de tratamento para melhorar a visão.

Existem diversas modalidades de avaliação multimodal em uma clínica de olhos, que deve ser adequada a cada paciente e a cada doença apresentada. Por exemplo, para avaliação de um paciente com degeneração macular relacionada a idade, em geral a avaliação multimodal inclui retinografia, mapeamento de retina, tomografia de coerência óptica – OCT, angiografia e auto-fluorescência. Já para um paciente com glaucoma, a avaliação multimodal inclui retinografia, campo visual, paquimetria, tomografia de coerência óptica e red-free.

Em resumo, para cada paciente vai haver a necessidade de realização de exames específicos solicitados considerando suas queixas, história pessoal de doenças oftalmológicas, história pessoal de doenças sistêmicas, histórico familiar e exame clínico.

Ao juntar todas essas informações, oftalmologista da clínica de olhos consegue fazer o diagnóstico correto e cuidar da visão do paciente.

Ficou com alguma dúvida em relação a como funciona a consulta e os exames? Mande para mim

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!

Categorias