Atualizações de como evitar a propagação do Corona vírus e proteger sua família

Muitas pessoas estão evitando sair à rua para evitar a contaminação pelo corona vírus. Estão deixando de comprar até produtos essenciais como comida e de limpeza, preferindo pedir que sejam entregues em suas casas. Ao receberem os produtos, fazem verdadeiras limpezas e higienização de tudo antes de levar para mesa. Isso está correto e foi amplamente divulgado pelas autoridades de saúde. 

Mas se você está tendo esse comportamento, este texto é para te deixar respirar um pouco mais aliviado com as recentes atualizações de forma de contágio por corona vírus publicadas pelo Centers for Disease control and prevention (CDC), que é um órgão dos EUA que orienta sobre controle e prevenção de doenças.

Segundo novas orientações recentemente publicadas, o vírus “não se propaga facilmente ao tocarmos em superfícies e objetos”. Anteriormente foi informado pelas autoridades que o vírus vive por diversos dias em materiais como plástico e metais. Apesar de ser realmente encontrado nas superfícies, com as novas pesquisas o que se viu é que o vírus perderia a maior parte do potencial de contaminação e infecção nas pessoas. Ou seja, ao tocar as superfícies e objetos infectados, ainda temos o risco potencial de transmissão, mas não tão alto quanto pensávamos anteriormente.

Estas novas informações devem ser encaradas como uma forma diferente de entender sobre a transmissão do vírus, enfatizando mais ainda a importância de outras medidas de controle. Além disso, reduz o estresse e ansiedade das pessoas com a limpeza muitas vezes exagerada dos objetos. 

Entretanto, não é uma orientação de que não devemos mais nos preocupar sobre a transmissão pela doença. Covid-19 é uma nova doença e ainda estamos aprendendo sobre formas de contaminação, apresentações clínicas e formas de tratamento. Por isso, muita coisa ainda precisa ser aprendida e é importante tomarmos medidas de controle para evitar a doença. 

Não significa que não devemos continuar lavando e desinfetando as mãos e desinfetar as superfícies e objetos, tampouco deixar de usar máscaras. Mas nos coloca em um senso maior de real transmissão do vírus e que possamos ter atitudes menos fora da nossa normalidade antes da pandemia.

Uma orientação cada vez mais reforçada é sobre a transmissão entre pessoas. Esta é, ainda, a principal forma de contaminação e deve ser rigorosamente mantida. Reforçamos que o vírus tem alto potencial de transmissão entre um indivíduo infectado para um sadio. 

As principais formas de contágio entre pessoas são:

  • Entre pessoas que se encontram próximas (1,5m de distância);
  • Gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, fala ou assoa o nariz. Essas gotículas podem se depositar no nariz e boca de uma pessoa sadia e serem inaladas até o pulmão;
  • Covid-19 pode ser transmitido entre pessoas mesmo que assintomáticas.

Essas novas informações sobre a sobrevivência do vírus em superfícies e potencial de contaminação de pessoas tranquilizam os mais preocupados, que estavam com medo até a possibilidade de contaminação através de serviços de entrega.

Mas atenção, não podemos abaixar a guarda e temos que manter os cuidados com esta séria e potencialmente fatal doença.

Estou frequentemente atualizando as recomendações e passo aqui para vocês terem o resumo do que as autoridades, órgãos de saúde e ciência nos orientam.

Fiquem seguros,
Dr Emmerson Badaró

Oftalmologista em Juiz de Fora, MG

Referência deste texto foi retirado do site: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.ht

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!