Alimentos para a visão

Um estudo publicado na revista Archives of Ophthalmology sugere que a alimentação tem influência direta e pode determinar o aparecimento de doenças da visão.

Alimentos com alto teor de gordura podem aumentar o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI) avançada, que é a principal causa de baixa visual e cegueia em idosos. No nosso blog temos diversos textos explicando sobre essa doença, e te convido a ler para entender mais sobre a importância de preveni-la.

Alimentos processados, cheios de gorduras vegetais, monoinsaturadas e poliinsaturadas, juntamente com o ácido linoléico, são os tipos de gordura que que trazem maior risco de doença ocular.

Dentre os alimentos que mostram maior influência no aparecimento da degeneração macular, estão salgadinhos, biscoitos, alimentos processados, batata frita

Maior ingestão de tipos específicos de gordura – incluindo gorduras vegetais, monoinsaturadas e poliinsaturadas e ácido linoléico – em vez da ingestão total de gordura pode estar associada a um risco maior de DMRI avançada.

Por outro lado, como dizemos frequentemente aqui no nosso blog, existem dietas que protegem a visão e previnem as doenças da visão. Elas devem ser dietas ricas em ômega-3 e peixes, e foram inversamente associadas ao risco de DMRI quando a ingestão de ácido linoléico era baixa. Ou seja, alimentos que contém ômega-3 auxiliam na prevenção natural da DMRI.

A DMRI é uma doença que acomete principalmente idosos, mas hábitos de vida ruins estão fazendo com que pessoas cada vez mais novas sejam acometidas por essa incapacitante doença. Por isso, encontrar métodos de prevenção da DMRI é essencial. Os fatores de risco modificáveis devem ser abordados e a população conscientizada deles para que se cuide.

A recomendação para prevenir a DMRI através da alimentação é de que a pessoas devem evitar alimentos processados e risco em gordura, e priorizar alimentos ricos em vitamina A e E, luteína, omega-3 e anti-oxidantes. Os alimentos bons para a visão incluem vegetais de cor escura, como brócolis, couve e espinafre, e peixes ricos em ômega-3, como atum e sardinha que não sejam de cativeiro.

Os bons hábitos de vida servem para prevenir diversas doenças do organismo e devem ser adotados por todas as pessoas, não só por causa das doenças da visão. Espero que um dia o conceito de prevenção das doenças seja realmente aplicado pelas pessoas para que possam se cuidar e evitem das doenças aparecerem, ao invés de tratar as consequências delas.

Aqui no nosso blog estou sempre trazendo dicas de como se cuidar para prevenir as doenças da visão. Se cuide.

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!