5 Dicas Para Manter a Visão na Terceira Idade

À medida que envelhecemos, estamos mais propensos a desenvolver problemas oftalmológicos, como presbiopia, glaucoma, retinopatias e catarata. Entretanto, apesar de ocorrer com o envelhecimento, o aparecimento das doenças não deve ser considerado como normal e os pacientes devem procurar atendimento para tratamento adequado. A maioria das doenças que acometem a terceira idade tem tratamento, seja para cura ou para evitar piora progressiva da visão.

Controle doenças sistêmicas – cuide das doenças que você tem.
Portadores de doenças sistêmicas tem maior probabilidade de apresentar alterações oftalmológicas. Os exemplos mais comuns são portadores de diabetes, hipertensão arterial e doenças coronarianas. Além disso, usuários de medicamentos de uso contínuo devem ser monitorados constantemente para avaliar efeitos oculares dos mesmos, como corticóides.

Previna acidentes oculares em casa
A maioria dos acidentes oculares ocorrem dentro de casa, e atenção especial deve ser dada a pacientes que tem restrição de mobilidade ou baixa visual. Uma boa iluminação do ambiente, evitar mexer na posição dos móveis e o uso de tapetes antiderrapantes ajudam a prevenir acidentes.

Durma bem
Durante o sono e com o olho fechado, o olho fica constantemente lubrificado. Além disso, irritantes, alérgenos e poeira que possam ter ficado acumulados durante o dia são limpos pelo olho.
O olho possui células fotossensíveis que participam do processo de sono e vigília informando ao organismo quando está claro e escuro. A insônia pode ser a causa ou até a consequência de problemas visuais.

Vá às consultas periódicas
Muitas doenças que acometem a visão de pessoas da terceira idade são insidiosas e não trazem sintomas até estarem em estágios avançados. As mais comuns são glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. A visita periódica ao seu médico pode trazer o diagnóstico precoce e evitar a piora visual.

Saiba sua história genética
Saiba quem na sua família já teve alguma doença na visão e informe seu médico. Pessoas que tem parentes de primeiro grau acometidos por alguma doença tem maior chance de desenvolve-las e devem ser monitorados com mais atenção.

Quer cuidar da sua visão e das pessoas que você ama? Coloque em prática essas 5 dicas práticas para manter a visão saudável.

Se ainda tiver alguma dúvida de como colocar essas dicas no seu dia a dia, mande para mim que eu te ajudo.

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!