Usa muito o celular? Saiba como evitar que isso prejudique sua visão!

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), é uma doença ocular comum, sendo a principal causa de perda de visão em pessoas com 50 anos ou mais.

A doença causa danos à mácula, uma pequena e muito importante região do olho. Afinal, ela é a parte da retina necessária para ver os objetos que estão na nossa frente.

Ok, mas por que uma pessoa jovem precisa se preocupar com a DRMI, já que essa doença é degenerativa e mais comum em idosos?

A resposta é simples: porque os casos estão sendo diagnosticados cada vez mais cedo e em pessoas mais novas.

Estudos recentes em pacientes sem sintomas mostram que sinais precoces da doença podem ser vistos em até 4% de pacientes entre 30 a 45 anos, muito antes do que se via antes.

Além disso, porque os fatores de risco estão presentes durante toda a nossa vida, e alguns deles são controláveis.

Além de idade, fumo, hipertensão arterial, diabetes e história familiar da doença, existe um fator que recentemente vem sendo incluído como desencadeador da doença e que está presente na vida de todos nós diariamente, inclusive agora enquanto você está lendo esse texto: o uso de telas.

Seja na televisão, no computador ou no celular, essas telas emitem luzes que, ao entrar nos nossos olhos, causa estresse oxidativo às células da retina, e, com o passar do tempo podem causar algum dano.

Mas como se prevenir, já que o uso de telas é imprescindível na nossa vida? Aqui vão algumas dicas:

  • Use as telas em “distância de segurança” – evite ficar muito próximo delas, para que a luz seja dissipada no ambiente e chegue aos olhos com menor intensidade;

  • Caso use óculos, use-os – eles possuem filtros que impedem que parte dessa luz chegue aos nossos olhos;

  • Visite o oftalmologista regularmente; além de manter o grau atualizado, deve-se examinar a retina e avaliar a necessidade de exames mais específicos;

  • Use as telas com iluminação não intensa – o ideal é que a luz emitida pelo dispositivo seja semelhante à luz do ambiente;

  • Use aplicativos de celular e computador que ativem filtros para as luzes mais danosas aos olhos – para encontrá-los, basta digitar no Google “blue light filter” e fazer o download de um que seja compatível com seu dispositivo e que seja confortável à sua visão, sem perder detalhes das imagens.

Acompanhe nosso Facebook e Instagram e receba diariamente dicas de cuidados com a saúde dos seus olhos.

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!