Celebridades diagnosticadas com glaucoma

Ninguém está isento de problemas de saúde. Mas o acesso e busca de profissionais no momento adequado previne perda visual quando as doenças são diagnosticadas no momento adequado. 

Tanto a super modelo Christie Brinkley quanto Bono Vox, vocalista do U2, foram diagnosticados com glaucoma durante um exame oftalmológico de rotina. Ambos também ficaram surpresos com o diagnóstico, pois não tinham sintomas de perda de visão. 

Mas esta não é uma situação incomum, pois o glaucoma não traz sintomas em suas fases iniciais. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, e pessoas com glaucoma podem perder a maior parte de sua visão antes de apresentarem sintomas. Uma vez que a visão é perdida, ela não pode ser recuperada. E daí vem a importância das pessoas que fazerem exames oftalmológicos regulares mesmo sem sentir nada.

Entre outros famosos que também apresentaram glaucoma estão o comediante Bill Cosby, o astronauta John Glenn, presidente Jânio Quadros, Marechal Rondon, o cantor Elvis Presley e os compositores Johann  Sebastian Bach e Georg Friedrich Handel.

 

O que é Glaucoma?

O Glaucoma é um grupo de doenças que danifica o nervo óptico do olho. O nervo óptico é composto por células nervosas da retina e transmite informações visuais ao cérebro, permitindo-nos interpretar as imagens que vemos. 

Como o glaucoma geralmente progride lentamente, afetando apenas a visão periférica ou lateral, as pessoas com glaucoma podem sofrer uma perda significativa da visão antes de perceberem um problema ou uma mudança na visão. A visão central, a visão usada para ler, dirigir ou assistir TV, geralmente não é afetada até que a doença esteja avançada.

A experiência mostrada acima são exemplos de situações que ocorrem todos os dias nos consultórios e clínicas de oftalmologia: o glaucoma deve ser idealmente diagnosticado em consultas de rotina, antes da fase de sintomas.

Fica um alerta importante: glaucoma não precisa significar cegueira. Se detectado precocemente, o glaucoma pode ser tratado com colírios, tratamentos a laser ou cirurgia. E com isso a visão é preservada e o indivíduo não fica cego.

Veja o exemplo destas celebridades que citei acima. Pessoas de alta performance nas carreiras, que vivem (ou viveram) plenamente apesar de ter glaucoma. A doença não foi um limitante em suas vidas e na sua felicidade.

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que todos os adultos saudáveis ​​façam um exame oftalmológico completo até os 40 anos de idade para detectar doenças oculares. Se você tiver alguém na sua família com glaucoma, deve consultar um oftalmologista o mais rápido possível, se ainda não o fez. Aproveite agora e clique no link de agendamento para marcar sua avaliação.

Nos vemos no próximo texto

Dr Emmerson Badaró 

Médico oftalmologista na Viver oftalmologia 

Doutorado pela Tufts University, Boston, EUA – New England Eye Center

Pós doutorado pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp

@badaro @viveroftalmologia 

www.viveroftalmologia.com.br

CRM-MG 47.544 

RQE 31.839

Compartilhe com alguém!