Descolamento de retina – o que é e quais os sintomas?

O descolamento de retina acontece quando, por algum motivo, a retina sai de sua posição original e da sua anatomia normal. Com isso, ocorre uma lesão nos fotorreceptores, que são as células responsáveis por captar a luz do ambiente e transforma-la no estímulo visual que vai ser interpretado pelo nosso cérebro. Se essas células forem danificadas e a visão fica embaçada e pode até não enxergar desse olho.

Nesse texto, eu vou abordar especificamente sobre o descolamento de retina do tipo regmatogênico. Existem outros tipos de descolamento de retina, que são o exsudativo, o tracional e o misto. Se você quiser saber sobre os outros tipos de descolamento de retina, te sugiro a ler os textos específicos para entender melhor.

O descolamento de retina regmatogênico é o tipo mais comum de todos, e acontece quando ocore, por algum motivo, um rasgo na retina e este leva a retina progressivamente a descolar. Esse descolamento pode ser parcial ou até total, dependendo da extensão do quadro.

Quanto tempo a retina demora entre o início dos sintomas até a retina descolar? Não existe um tempo padrão! A retina pode descolar um questão de minutos, horas ou até levar dias para descolar. E pode ser, inclusive, que só descole uma parte. Se isso acontecer, o paciente perde somente uma parte da visão que descolou, e a parte que não descolou fica preservada.

Veja quais são os sintomas do descolamento de retina

  • Aparecimento súbito de moscas volantes – podem ser pontos escuros ou transparentes, localizados em uma parte ou em todo o campo de visão
  • Aparecimento de flashes de luz
  • Embaçamento visual: que pode ser localizado, somente em uma parte da visão, ou acometer toda a visão. Alguns pacientes descrevem isso como o aparecimento de uma cortina na frente da visão.

Esses sintomas não são específicos do descolamento de retina, mas um paciente que está apresentando deve ser avaliado imediatamente para descartar a presença.

Caso você esteja sentindo algum desses sintomas, te sugiro fortemente que você procure um oftalmologista imediatamente para poder fazer uma avaliação profunda para descartar o diagnóstico ou para confirmar e instituir o tratamento o mais breve possível. Se tiver disponibilidade em sua região, procure um oftalmologista especialista em retina, pois esse é o profissional mais adequado para te atender caso tenha esses sintomas.

Se tiver alguma dúvida, mande para mim e nos vemos aqui no nosso blog.

Dr Emmerson Badaró

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Compartilhe com alguém!