Ceratocone: saiba mais sobre a doença

O que é?

Ceratocone, do grego Keratokonus, que significa literalmente “córnea cone”, é uma doença degenerativa progressiva que afeta a córnea, tornando-a mais fina e curva, adquirindo o formato de um cone. É muito comum, principalmente em pessoas com alergia, e leva a astigmatismo irregular e baixa visual.

A doença surge, geralmente, na adolescência, e tem progressão variável entre as pessoas. A maioria dos casos é bilateral, mas o acometimento pode ser diferente e assimétrico entre os olhos.

Sintomas

As causas do ceratocone são desconhecidas ainda, mas seus sintomas – que são provocados pela forma deformada da córnea – são:

  • Visão turva;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Imagens “fantasma” – imagens dispersas ao redor de um objeto;
  • Visão dupla;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira no olho.

O diagnóstico é feito através de suspeita clinica, aparecimento ou alteração de graus de astigmatismo, rotação do eixo do astigmatismo e baixa visual não corrigida com óculos. A confirmação do diagnóstico vem com realização de exames complementares, principalmente topogarfia e Paquimetria corneana, além do padrão ouro que é a tomografia de segmento anterior.

Tratamento

O tratamento contra o ceratocone tem como objetivos principais a melhora da visão e prevenir a progressão da doença.

E nas primeiras fases da doença, o uso de óculos e lentes gelatinosas podem corrigir com sucesso a acuidade visual.

À medida que a doença se desenvolve e avança, recomenda-se o uso de lentes rígidas permeáveis aos gases (RGP) para corrigir a acuidade visual.

Porém, as lentes para ceratocone corrigem apenas a visão, mas não param o avanço da doença.

Em casos mais graves da doença, o tratamento recomendado é por meio de intervenções cirúrgicas.

Estas podem ser:

Crosslinking

Aplicação de Riboflavina diretamente no olho e exposição à luz UV-A, para enrijecer a córnea, impedindo que ela continue a se deformar.

Implante de anel na córnea

Uma cirurgia na qual o médico oftalmologista coloca um anel no olho que deixa a córnea mais lisa, permitindo uma melhor adaptação da lente de contato e melhorando a visão.

Transplante de córnea

Pode ser realizado o transplante da parte anterior da córnea, conhecido como transplante lamelar anterior, ou de toda a córnea, conhecido como transplante penetrante.

Ceratocone é uma doença séria que, se atingir estágios mais graves e avançados, pode alterar sua visão de maneira irreversível e a ponto de atrapalhar suas tarefas diárias.

Caso sinta algum sintoma, agende uma consulta pelo nosso site.

SOBRE O AUTOR

Dr. Emmerson Badaró

Especialista em retina clínica e cirúrgica com sub-especialização em mácula pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Possui doutorado pela mesma instituição e pela Tufts Medical Center, de Boston, EUA. Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, é autor de diversos capítulos de livros e artigos de oftalmologia.

Você também pode ser interessar por estes conteúdos

Compartilhe com alguém!