O que é Microscopia Especular de Córnea?

A microscopia especular de córnea, também conhecida pela sigla MEC, é um exame não invasivo, seguro e sem incômodo que é usado para avaliar a córnea de pacientes. Com a MEC, fazemos fotografias da parte mais posterior da córnea e uma contagem do número de células endoteliais por milímetro quadrado.

Ok, mas porque isso é importante e como afeta minha vida?

Para explicar isso, vou fazer uma breve introdução do que são as células do endotélio da córnea e porque elas são importantes na nossa visão. Ao nascimento, temos uma quantidade de células que formam a parte mais de dentro da córnea, que não fica em contato com o ambiente. Estas células são responsáveis por manter a transparência da córnea evitando edema.

As células que temos ao nascimento permanecem conosco a vida toda, ou seja, não existe renovação de células do endotélio. Por isso, uma vez danificadas elas não se regeneram e podem fazer falta. Com o passar da idade, ocorre uma perda natural dessas células, que é totalmente tolerável na grande maioria dos indivíduos, pois as células do lado assumem a função das que foram perdidas.

Podem ocorrer situações em que ocorre uma aceleração da perda dessas células, sendo as causas mais comuns o uso de lente de contato mal adaptadas ou uso incorreto delas, cirurgias oculares e traumatismo. Outras pessoas podem ter uma perda aumentada por origem espontânea, sem causa aparente, chamada doença de Fuchs. Caso alguma dessas situações ocorra, há risco de descompensação do funcionamento da córnea e baixa visual.

Dito isso, podemos entender que pessoas que estão sob risco de perda dessas células devem ser avaliadas periodicamente com a microscopia especular de córnea. Com ela, determinamos o número de células presentes no endotélio, além de seu formato e tamanho. Ao fazer exames seriados com intervalo de tempo, podemos também fazer comparações para avaliar se está ocorrendo perda celular.

Caso haja risco de descompensação da córnea, pode ser necessárias diversas medidas:
Tratamentos para evitar edema;
Uso de toma medidas de prevenção de perda celular durante cirurgias;
Troca ou suspensão do uso de lentes de contato;
Uso de colírios;
Transplante de células endoteliais.

Como explicado acima, nós da Viver oftalmologia entendemos que a microscopia especular de córnea está incluído entre os exames de boa prática médica e avaliação de pacientes, mesmo que assintomáticos. Podemos fazer medidas que previnam doenças de aparecerem no momento correto, evitando perda visual que pode ser irreversível.

E você, já fez a MEC alguma vez?
Caso não tenha feito ou não saiba, procure fazer.

Dr Emmerson Badaró