O que é Exame Gonioscopia?

A gonioscopia é um exame realizado no consultório oftalmológico que tem por objetivo avaliar o ângulo de drenagem do humor aquoso. Não apresenta contra indicações e pode ser repetido sempre que o médico julgar necessário.

Para que serve a gonioscopia:
Nossos olhos constantemente produzem um líquido, chamado humor aquoso. Este tem diversas funções, como nutrição e homeostase da região anterior do olho. A principal via de drenagem desse líquido é o ângulo iridocorneano, e a avaliação dessa região é feita através da gonioscopia. Caso este ângulo não esteja funcionando plenamente, pode haver redução da drenagem e acúmulo do humor aquoso e aumento da pressão intraocular. Aproveito para lembrar que aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco para glaucoma.
Caso o ângulo de drenagem seja estreito, o paciente corre o risco de uma obstrução abrupta, que causa aumento súbito da pressão intraocular, além de dor e baixa visual. Esse quadro é conhecido como glaucoma agudo e é potencialmente grave.
Depois de realizada a gonioscopia, se identificadas características do ângulo iridocorneano que não funciona corretamente, o oftalmologista pode indicar tratamentos para reduzir a produção do humor aquoso ou para criar vias alternativas de drenagem.

Como é feito:
Para realização da gonioscopia, o médico oftalmologista instila uma gota de colírio anestésico e posiciona uma lente levemente em contato com o olho. Através da visualização de espelhos presentes na lente nós observamos o ângulo iridocorneano e suas estruturas, o grau de amplitude, presença de sinéquias, neovasos ou sangue, dentre outras.

Quem deve fazer:
A gonioscopia parte da propedêutica oftalmológica geral, mas principalmente quando há suspeita ou acompanhamento de glaucoma, trauma ocular, uveítes e tumores. Pacientes acima de 40 anos de idade devem ser submetidos a propedêutica para glaucoma, incluindo a gonioscopia, exame de fundo de olho, tonometria e outros. Em conjunto com outros exames, fazemos um estadiamento do risco de glaucoma e outras doenças, e assim determinamos a necessidade de tratamento e a periodicidade de retornos.

A gonioscopia, assim como diversos outros exames da oftalmologia, deve ter seus achados correlacionados com esses outros exames e com as queixas apresentadas pelo. Nos traz informações importantes para determinar diagnósticos e necessidade de tratamentos. Inclusive, a gonioscopia pode determinar tratamentos profiláticos que previnam perdas visuais no futuro.
Caso tenha alguma dúvida sobre gonioscopia, mande para mim.

Dr Emmerson Badaró