O que é Eletrofisiologia Ocular?

Os testes de eletrofisiologia ocular incluem uma série de exames que podem ser usados ​​para fornecer informações adicionais sobre o sistema visual além do exame clínico padrão. São usados para inferir o funcionamento da via visual em toda a sua cadeia, desde o olho até o cérebro, onde a imagem obtida será interpretada. Existem outros exames análogos usados e mais famosos na medicina, como por exemplo o eletrocardiograma e eletroencefalograma.

A via da visão inclui um sistema complexo e extremamente bonito de se conhecer. Para que uma pessoa consiga enxergar normalmente, várias partes do organismo devem estar em pleno funcionamento e em sincronia, desde a córnea, passando pelo cristalino e chegando na retina, onde a imagem é transformada em impulso nervoso. Depois disso, o nervo óptico transfere esses impulsos saindo da parte de trás do olho, entrando no cérebro e caminhando até a parte de traz dele, na região occipital. Aí, no córtex occipital se encontra a parte do cérebro responsável por interpretar as imagens. Quando alguma parte desta complexa cadeia não está funcionando plenamente, podem ocorrer reduções da qualidade e da quantidade de visão.

O objetivo principal dos exames eletrofisiológicos é avaliar a função da via visual desde os fotorreceptores da retina até o córtex visual do cérebro. As informações obtidas com esses testes de diagnóstico ajudam a estabelecer o diagnóstico correto ou podem excluir doenças oftalmológicas relacionadas.
Os exames de eletrofisiologia avaliam e medem numericamente os impulsos elétricos gerados nessas conexões visuais. Caso haja alguma região que não está funcionando corretamente, a eletrofisiologia é alterada. Como a visão depende de várias partes do organismo para ser obtida e interpretada, é comum doenças de outras especialidades também causarem alteração na visão, principalmente doenças neurológicas.

Os exames eletrofisiológicos são úteis no diagnóstico de várias doenças hereditárias da retina e do nervo óptico, exposição a drogas tóxicas, condições inflamatórias, corpos estranhos intra-oculares e oclusões vasculares da retina. Os dados são utilizados em conjunto com o exame clínico e outros exames complementares.

Existem diversos exames que são usados na eletrofisiologia ocular, dentre eles o eletrorretinograma (ERG), eletro-oculograma (EOG), potencial visual evocado (PVE). Aqui no nosso site fizemos textos explicativos de cada um desses exames, que você pode ler clicando neles.

Um paciente que necessita dos exames pode realizar na Viver oftalmologia uma avaliação eletrofisiológica completa. Dispomos de toda o arsenal de exames de eletrofisiologia ocular para trazer ao paciente e ao seu médico informações importantes para acertar no diagnóstico e auxiliar a conduta.

Recomendações para o dia da realização de exames de eletrofisiologia:
– Não passar cremes ou maquiagem no rosto
– Ir de cabelos limpos e secos, sem usar gel ou cremes de cabelo.
– Retirar objetos metálicos, incluindo anéis, joias e celular.
– Desligar aparelhos sonoros ou que gerem luz.
– Trazer os óculos e a receita.

Caso tenha alguma dúvida sobre os exames de eletrofisiologia ocular, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró