O que é Análise Computadorizada de Papila e/ou Fibras Nervosas?

A avaliação do nervo óptico e da camada de fibras nervosas que o compõe é realizada de diversas maneiras em oftalmologia. Pode ser feita através de exames estruturais, como OCT e retinografia com uso de filtros, ou funcionais, como a campimetria e eletrofisiologia.

Uma das formas de avaliação da anatomia dessa região é feita através de uma análise computadorizada com o uso de tomografia de coerência óptica – OCT – e tem por objetivo realizar a análise precisa da espessura da camada de fibras nervosas através de luz de varredura. O OCT é uma tecnologia em rápido crescimento, que tem trazido cada vez mais ferramentas efetivas para melhorar o trabalho do médico.

Por ser um exame da estrutura ocular, nos traz um resultado numérico sobre a quantidade de fibras nervosas e tamanho da escavação que o paciente apresenta.

Ao ser repetido ao longo do tempo em diferentes consultas, esta análise permite que façamos comparações com exames anteriores e avaliações sobre perda celular.

Com essas informações em mãos, juntamente com outros exames, o oftalmologista pode realizar ajustes e mudanças no tratamento para preservar e melhorar a visão. Por isso, é um exame muito importante no acompanhamento do sucesso do tratamento de doenças agudas, mas principalmente de doenças crônicas, em que as perdas podem ser lentas e gradativas.

É um exame indolor, realizado através de imagens da região ao redor do nervo óptico que são capturadas e enviadas ao computador, que faz a medição da espessura e densidade das fibras nervosas.

Quem deve fazer:
A avaliação computadorizada da papila e camada de fibras nervosas é utilizada em pacientes com glaucoma, doenças do nervo óptico e da retina, alterações congênitas, toxicidade medicamentosa e baixa visual de origem indeterminada.

Ao longo dos últimos anos, o OCT se tornou um aliado tecnológico importante para o aprimoramento dos diagnósticos e condutas médicas diárias. O entendimento de quando solicitar cada exame e sua interpretação, entendendo as vantagens e limitações de cada um, assim como a interpretação multi-modal traz melhorias significativas que são entregues ao paciente de forma a melhorar sua visão.

Nós da Viver oftalmologia trabalhamos com a tecnologia como uma aliada do médico para nos trazer informações que mudem o desfecho das doenças. Exames complementares corretamente solicitados auxiliam muito o trabalho e trazem melhores resultados aos nossos pacientes.
Caso tenha alguma dúvida, mande para mim.

Dr Emmerson Badaró