Hemorragia vítrea

A hemorragia vítrea tem uma incidência alta e uma das causas mais comuns de baixa visual aguda.

Sintomas 

os sintomas da hemorragia vítrea são variados e dependem da intensidade da hemorragia, mas geralmente incluem moscas volantes e baixa visual indolor de instalação aguda ou subaguda. Alguns pacientes descrevem visualização de pontos vermelhos no campo de visão.

Em geral os sintomas são piores pela manhã, pois o sangue se deposita na parte posterior do olho, cobrindo a mácula, e melhoram ao longo do dia com a posição vertical.

Fatores de risco

  • Retinopatia diabética – principal causa
  • Descolamento de vítreo posterior
  • Rotura de retina
  • Descolamento de retina
  • Degeneração macular relacionada a idade
  • Obstruções vasculares da retina
  • Traumatismo ocular
  • Macroaneurisma de retina
  • Vasculite retiniana
  • Síndrome de Terson
  • Retinopatia da prematuridade

É muito importante salientar que o uso de medicamentos anticoagulantes, como aspirina, varfarina e clopidogrel não são fatores de risco para o desenvolvimento de hemorragia vítrea e não devem ser descontinuados mesmo com a hemorragia vítrea presente.

Diagnóstico

Embora o diagnóstico de hemorragia vítrea seja geralmente direto, o tratamento é determinado pela determinação da origem da hemorragia. Para identificar a etiologia, realizamos um exame oftalmológico completo com avaliação multimodal em oftalmologia, que é associada às queixas e aos sintomas do paciente. Dentro da avaliação multimodal, incluímos mapeamento de retina, retinografia, gonioscopia, tonometria, ultrassonografia e outros que sejam necessários.

O exame do olho contralateral pode ajudar a fornecer pistas sobre a etiologia da hemorragia vítrea, como a retinopatia diabética proliferativa.

Tratamento

O tempo e modalidade de tratamento da hemorragia vítrea dependem da causa da hemorragia. A determinação da origem da hemorragia é essencial para determinar o tratamento e quando esse vai ser instituído. Uma vez determinada a origem da hemorragia, o tratamento é direcionado a esta.

Alguns casos podem ser monitorados em um primeiro momento para verificar a capacidade do organismo absorver espontaneamente a hemorragia, desde que não perdure por muito tempo. Outros casos devem ter tratamento realizado com urgência sob risco de baixa visual irreversível. O médico, utilizando de sua experiência e uso de exames complementares, é capaz de determinar a conduta ideal para cada paciente.

Quando a retina pode ser adequadamente visualizada e a etiologia da hemorragia vítrea puder ser determinada, mas a hemorragia vítrea não permitir tratamento seguro da etiologia subjacente, também é indicada a realização da cirurgia de vitrectomia com urgência.

Se a etiologia da hemorragia vítrea não puder ser determinada com certeza, é indicada a realização da vitrectomia de urgência tanto para tratamento quanto para identificar a etiologia. A vitrectomia deve ser realizada com urgência também quando descolamento ou rotura de retina são identificados.

Alternativamente e para complementar o tratamento, podemos utilizar injeção intravítrea de medicação anti angiogênica, fotocoagulação a laser e crioterapia.

A hemorragia vítrea é uma doença complexa que tem diversas etiologias e que eu considero uma urgência oftalmológica pelo risco de baixa visual irreversível se não for tratada adequadamente.

Oriento que leia nosso blog com os textos referentes a cada uma das causas de hemorragia vítrea acima listadas para entender melhor das doenças e tratamentos disponíveis. Em nosso canal do Youtube temos vídeos explicativos sobre os assuntos e como manter a visão saudável.

Se ainda tiver dúvidas, mande para mim.

Dr Emmerson Badaró