O que é Descolamento de Retina
Descolamento de retina é uma doença ocular que se caracteriza pela separação da retina da superfície interna do olho.
A retina é uma fina membrana que reveste essa região e possui receptores fotossensíveis que, através do nervo ótico, transportam as sensações visuais do olho para a área do cérebro que processa a visão.
O descolamento de retina pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
Alguns fatores de risco são: alto grau de miopia; cirurgia prévia de catarata; glaucoma; trauma nos olhos, na face ou na cabeça; diabetes não controlada; tumores; processos inflamatórios; degeneração do vítreo em função do envelhecimento; histórico familiar da doença.
Tipos de Descolamento de Retina:
Regmatogênico
É quando acontece um rasgo na retina, fazendo com que entre fluido por baixo da retina e esta seja elevada, saindo de sua posição. Os sintomas iniciais mais comuns são flashes de luz e moscas volantes que progridem para piora da visão, seja total ou em parte dela.
O tratamento é cirúrgico e existem diversas técnicas diferentes para colar a retina.
Tracional ou não-regmatogênico
Acontece quando trações elevam a retina, e ocorre principalmente por vasos anômalos que se formam no fundo de olho. Sua principal causa é o diabetes mal controlado.
O principal sintoma é baixa progressiva da visão e o tratamento é realizado com laser associado ou não a cirurgia.
Exsudativo
É provocado por tumores ou doenças inflamatórias, que favorecem o acúmulo de fluido sob a retina. O principal sintoma é baixa visual, mas pode ocorrer dor.
O tratamento é direcionado à doença que originou o descolamento, e em geral não é necessária cirurgia.