O que é Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa mais comum de perda de visão grave em pessoas idosas e representa um terço dos casos de perda de visão intratável. Acomete idosos e é uma doença ocular indolor e degenerativa associada ao dano dos fotorreceptores, células da retina responsáveis por captar as imagens do ambiente. A DMRI leva a dano da região central da visão, conhecida como mácula, que é responsável pela nossa visão central e foco nas imagens.

Quando a DMRI progride, pode ocorrer perda desta parte da visão, que gera intenso desconforto e piora da qualidade da visão. A perda visual central leva a uma redução nas atividades da vida diária, bem como a problemas de mobilidade e um aumento do risco de quedas, fraturas e depressão em idosos.

Existem dois tipos de DMRI, seca e úmido.

A DMRI seca, também conhecida como atrófica ou não exsudativa, é muito mais comum, correspondendo a 90% dos casos de DMRI. Muitas vezes não causa sintomas e é mais comumente diagnosticada em exame de rotina em suas fases iniciais. A perda de visão na DMRI seca é lenta e geralmente está associada a deficiência visual moderada, além de limitações funcionais, incluindo visão flutuante, dificuldade de leitura e visão limitada à noite ou sob condições de iluminação reduzida.

A DMRI úmida, também conhecida como neovascular ou exsudativa, representa 10% dos casos de DMRI. Entretanto, é responsável pela maioria dos casos de piora visual aguda e geralmente um estado de doença mais avançado. Está associada a uma rápida distorção das imagens e perda repentina da visão central, que pode ocorrer em horas. Ocorre acúmulo de fluido e edema da retina e se não tratada forma uma grande cicatriz na área macular.

Para entender sobre os fatores de risco da doença e como se prevenir, assim como diagnóstico e como o tratamento é feito, fizemos textos explicativos específicos de cada tópico. Fique ligado para entender melhor sobre a doença e como se prevenir dela.

Caso tenha DMRI ou tenha algum parente com a doença, consulte um especialista em retina imediatamente para saber qual o melhor tratamento. O diagnóstico precoce da DMRI oferece uma melhor chance evitar perdas visuais.