Buraco macular

O buraco macular é um tipo de doença oftalmológica que acomete a região central da visão, conhecida como mácula. Por isso, faz parte do grupo de maculopatias adquiridas. O buraco macular é mais comum em mulheres por volta dos 60 anos de idade e não está associado a nenhum problema médico sistêmico.

O buraco macular consiste em um pequeno defeito arredondado característico que acomete a região central da mácula, a parte da retina que usamos para nossa visão central e de foco. O buraco macular é causado por tração vítrea na mácula, criando uma rotura do tecido da retina e consequentemente baixa visual. Geralmente ocorre espontaneamente, sendo chamado de buraco macular idiopático, mas também pode ser causado por trauma, inflamações oculares ou descolamento de retina.

Fatores de risco

  • Idade avançada
  • Tração vitreo-macular
  • Sexo feminino
  • Miopia
  • Traumatismo ocular
  • Inflamações oculares

Sintomas do buraco macular

Um buraco macular faz com que a visão central fique embaçada ou distorcida, com imagens tortas. Os sintomas são característicos das maculopatias, e ocorre uma piora rápida inicial, que se estabiliza após alguns meses caso não seja diagnosticado e tratado. Os sintomas acometem a visão central e preserva relativamente a visão periférica.

Aproximadamente 10% dos pacientes com um buraco macular em um olho acabarão desenvolvendo um buraco macular no outro olho.

Como faz o diagnóstico do buraco macular

O diagnóstico é feito com um exame oftalmológico completo incluindo a análise multimodal em oftalmologia. Utilizamos principalmente retinografia, mapeamento de retina e tomografia de coerência óptica – OCT. Este último é o padrão ouro para diagnóstico atualmente.

É importante a distinção entre um buraco macular e um buraco lamelar ou pseudoburaco, realizada com auxílio da tomografia de coerência óptica – OCT – e experiência do médico. Essa diferenciação é importante pois essas patologias tem sintomas muito semelhantes, mas tratamentos completamente distintos.

Na foto, temos um exame de OCT de mácula evidenciando o buraco macular. Exame pré operatório. Veja a foto abaixo para ver depois da cirurgia.

Como é o tratamento?

Em casos em que o buraco é antigo, pode não ser mais indicado o tratamento devido ao buraco poder estar grande e estabilizado. Por isso, para a maioria dos pacientes indicamos o tratamento assim feito o diagnóstico. Com isso, trazemos maior chance de fechamento do buraco e de melhora da visão. Quanto mais cedo o paciente é submetido ao tratamento, melhores os resultados.

O tratamento do buraco macular é através de cirurgia, que consiste na vitrectomia. Para saber mais sobre vitrectomia, suas indicações, como é realizado o procedimento e principais dúvidas dos pacientes, recomendamos a ler o texto específico e ver nossos vídeos do canal Youtube.

Através da cirurgia somos capazes de retirar trações sobre a retina e induzir a retirada da membrana limitante interna. Com isso, aumentamos a chance de fechamento do buraco e de melhora visual. Quanto menor o buraco e mais cedo o tratamento for realizado, maiores as chances de sucesso.

Com o tratamento, geralmente conseguimos fechar a maioria dos buracos maculares e obter melhora da visão central.

Na Viver oftalmologia, oferecemos a você nossa experiência e técnicas avançadas de diagnóstico e tratamento para ajudar a manter sua visão.

Nesta foto, temos a OCT da mesma paciente, agora já operada e sem o buraco macular.

Caso tenha dúvidas sobre buraco macular, incluindo sintomas, exames para diagnóstico ou tratamento, recomendo que veja nossos textos específicos de maculopatias, exames e vitrectomia. Assista também ao nosso canal do Youtube para mais informações.

Dr Emmerson Badaró