O que é Cirurgia a Laser de Retina

Fotocoagulação a laser

A fotocoagulação a laser na retina é realizada como tratamento para uma variedade de problemas da retina, incluindo descolamento de retina, edema macular, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, oclusão venosa da retina, roturas de retina, macroaneurismas arteriais da retina e coriorretinopatia serosa central.

Indicações

  • Descolamento de retina
  • Edema macular
  • Retinopatia diabética
  • Degeneração macular relacionada a idade
  • Oclusão venosa da retina
  • Rotura de retina
  • Macroaneurisma arterial da retina
  • Coriorretinopatia serosa central

O laser é um instrumento que produz um feixe de luz puro e de alta intensidade, que é direcionado a uma região doente específica do olho. A luz do laser pode ser precisamente focada na retina, tratando seletivamente a área desejada e deixando os tecidos circundantes intocados. A energia absorvida pela retina cria regiões microscópicas que coagulam vasos com vazamentos ou sangrando e criam pontos de cicatrização com os tecidos mais profundos.

O objetivo do tratamento a laser na retina é preservar a visão ou impedir a perda de visão, quando administrado em tempo hábil. Existem diversos tipos e intensidades de laser, e o protocolo de utilização no tratamento é variável dependendo da doença e do acometimento da retina.

Como é feito o laser de retina?

Não existem preparações especiais antes do tratamento a laser ocular por parte do paciente. Você deve se alimentar normalmente e tomar os medicamentos de uso corriqueiro regularmente. O laser na retina é realizada no ambiente da clínica, sem necessidade de ir ao centro cirúrgico. Colírios serão aplicados para dilatar a pupila e para anestesiar o olho.

O tratamento é realizado com o paciente sentado em uma cadeira e apoiando o queixo e testa na lâmpada de fenda, semelhante a um exame oftalmológico regular. O laser de retina geralmente leva menos de 30 minutos para ser concluído e você pode voltar para casa imediatamente após. Não recomendamos que o paciente saia dirigindo após o tratamento porque a visão pode ficar embaçada temporariamente. Praticamente não há restrições após a tratamentos a laser na retina, e você poderá retomar suas atividades normais e horário de trabalho no dia seguinte.

Para saber sobre o resultado final de cicatrização do olho após tratamentos a laser de retina, podem ser necessárias algumas semanas. Dependendo da indicação da realização tratamento podem ser necessários exames complementares específicos para avaliar o resultado, como mapeamento de retina, retinografia, tomografia de coerência óptica – OCT, angiografia e ultrassonografia. Muitos pacientes precisam de diversas sessões para controlar a doença da retina e evitar perdas visuais.

Ficou com dúvidas sobre tratamento de laser de retina? Mande para mim.

Dr Emmerson Badaró