O que é Cirurgia de Vitrectomia

A vitrectomia é um tipo de cirurgia ocular muito frequente e usada para tratar diversos problemas da retina e do humor vítreo. Durante a cirurgia, é removido o vítreo, juntamente com alterações da anatomia do olho que levaram à baixa visual, que podem ser sangue, membranas proliferativas, rasgaduras da retina. Além disso, pode-se realizar a colagem da retina em casos de descolamento de retina.

As principais doenças tratadas através de vitrectomia são descolamento de retina, hemorragias oculares, buraco macular, membrana epirretiniana, endoftalmite, traumatismos oculares e certos problemas durantes outras cirurgias oculares.


O que acontece após a cirurgia de vitrectomia?


O seu oftalmologista receitará colírios pós operatórios para controle de inflamação e dor, além de prevenir infecções. É recomendável o uso de proteção ocular durante o período de 7 dias para dormir, além de poder ser necessário que o paciente realize posição de cabeça de maneira a melhor cicatrização. Caso seja necessária esta posição, o oftalmologista orienta como deve ser feita e por quanto tempo.