Terapia com Luz: solução inovadora para olho seco após cirurgia de catarata
Sensação de areia nos olhos, coceira e até embaçamento visual. Se você sente algum desses sintomas e já operou de catarata, leia este texto até o final, pois vou te explicar o que pode ser e como resolver.
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos oftalmológicos mais realizados no mundo. No entanto, muitos pacientes relatam sintomas de olho seco após a operação, um problema que pode comprometer a qualidade da visão e trazer desconforto ocular.
Novas pesquisas apontam que terapias baseadas em luz, como o LM® LLLT (Low-Level Light Therapy), podem ser uma solução eficaz para esse quadro.
O que é o olho seco pós-cirurgia de catarata?
A síndrome do olho seco ocorre quando há um desequilíbrio na produção ou na qualidade da lágrima, causando sintomas como ardência, sensação de areia nos olhos e visão embaçada. Eu fiz um texto sobre como é o pós-operatório da cirurgia de catarata e você pode ler clicando no link.
Terapias baseadas em luz: como funcionam?
As terapias de luz de baixa intensidade, como o LM® LLLT, utilizam feixes luminosos para estimular a função das glândulas meibomianas, responsáveis pela produção da camada lipídica da lágrima. Isso melhora a estabilidade do filme lacrimal e reduz os sintomas do olho seco. Estudos apontam que essa abordagem pode:
- Reduzir a inflamação ocular;
- Melhorar a secreção lacrimal;
- Restaurar a função das glândulas meibomianas.
Evidências científicas e eficácia
Estudos demonstram que pacientes submetidos a sessões de LM® LLLT apresentaram melhora significativa nos sintomas de olho seco e na qualidade da lágrima em poucas semanas. Além disso, a terapia é não invasiva, indolor e segura para pacientes pós-cirurgia de catarata.
Outras abordagens complementares
Além das terapias baseadas em luz, pacientes com olho seco podem se beneficiar de:
- Suplementação com ácidos graxos ômega-3;
- Uso de colírios lubrificantes sem conservantes;
- Hidratação adequada e controle ambiental (uso de umidificadores e redução da exposição ao ar-condicionado).
Conclusão
As terapias de luz surgem como uma alternativa promissora para o tratamento do olho seco pós-cirurgia de catarata. Com o avanço das pesquisas, é possível que essa abordagem se torne um padrão complementar no manejo da síndrome do olho seco, oferecendo mais conforto e qualidade visual aos pacientes.
Se você passou por cirurgia de catarata e apresenta sintomas de olho seco, conte com a Viver Oftalmologia para avaliação e indicação do melhor tratamento para o seu caso.
E para você que ainda vai fazer a cirurgia, no vídeo abaixo eu trago dicas essenciais que você precisa assistir. Clique e confira.
Aqui no blog da Viver oftalmologia eu trago sempre temas extremamente importantes para cuidar da sua saúde ocular e consequentemente melhorar sua qualidade de vida.
Dr Emmerson Badaró,
Oftalmologista especialista em retina e cirurgião de catarata
Pós doutorado em retina pela Escola Paulista de Medicina
Doutorado pela Tufts University, Boston, EUA