O que é capsulotomia YAG laser?

A capsulotomia com YAG Laser é um procedimento NÃO cirúrgico que trata a opacificação da cápsula posterior do cristalino de forma rápida, com segurança e sem dor. É realizado a nível ambulatorial, ou seja, sem necessidade de cortes ou de cirurgia.

O procedimento é realizado em um aparelho onde o paciente encosta o queixo e a testa tão comuns nas clínicas oftalmológicas. Usamos um laser que tem comprimento de onda específico, e este realiza a lise da cápsula posterior, local onde se encontra o problema.

A capsulotomia posterior com yag laser é o nome técnico do procedimento a ser realizado quando ocorre a opacificação da cápsula posterior, muito popularmente conhecida como “lente da catarata que sujou depois da cirurgia” ou muitos pacientes descrevem como se tivessem uma “segunda catarata”.

Esta é uma das principais razões que fazem um indivíduo ter a visão ruim depois da cirurgia de catarata. Então, se sua visão não está boa e já fez a cirurgia de catarata, leia até o final deste texto porque pode ser o seu caso e assista ao vídeo onde eu explico quais as principais causas de baixa de visão depois da cirurgia de catarata.

Mas se você quer saber mais e aprender tudo sobre a cirurgia de catarata, como quem deve fazer, quais os riscos e qual a melhor lente, veja minha playlist completa no canal do YouTube.

Quais os sintomas da opacidade de cápsula posterior?

A forma mais comum de apresentação da opacidade de cápsula posterior é o paciente que refere que a visão ficou boa depois da cirurgia mas que lentamente está piorando. Se você já fez a cirurgia de catarata e sua visão está piorando, pode ser que esteja com opacidade da cápsula do cristalino. Outros sintomas são visão borrada, enxergar halos ao redor de luzes e pontos escuros na visão. Caso tenha algum desses sintomas, procure seu oftalmologista para ser avaliado e verificar se existe a opacidade de cápsula posterior.

  • Visão embaçada e que está piorando lentamente
  • Halos ao redor de luzes
  • Pontos escuros na visão
  • Perda de definição das imagens

O diagnóstico é feito no consultório através da biomicroscopia em lâmpada de fenda e testes de acuidade visual. Caso seja identificada a alteração, o médico já indica a realização do procedimento que pode ser realizado imediatamente.

Todo mundo que opera de catarata tem que limpar a lente?

NÃO!!! Nem todos as pessoas que operam de catarata têm que fazer a limpeza da lente. A capsulotomia só é indicada quando existe a opacificação da cápsula posterior levando a baixa visual ou algum outro sintoma. Do contrário, a capsulotomia não é necessária.

A capsulotomia pode ser feita mais de uma vez?

A capsulotomia geralmente é realizada uma só vez, mas pode ser ampliada caso o médico considere que a visão vai melhorar com um novo procedimento.

Quais os riscos e complicações na capsulotomia a laser?

Embora MUITO raros, o procedimento de capsulotomia tem alguns riscos, como os que cito abaixo. Importante destacar que tais efeitos adversos são todos estes riscos são pouco frequentes e que todos possuem tratamento. 

  • Edema macular;
  • Danos ou deslocamento da lente intra-ocular;
  • Edema da córnea;
  • Descolamento da retina
  • Aumento da pressão ocular

Quais os cuidados depois de fazer a capsulotomia yag laser:

A capsulotomia é um procedimento realizado em ambulatório, ou seja, sem necessidade de internação. Uma vez realizada, o paciente pode retornar à sua casa e às suas atividades cotidianas, inclusive dirigir, ler e usar o celular.

Não é esperado que o paciente tenha dor depois do procedimento. Por isso, caso o paciente apresente dor ou outros sintomas anormais, o médico deve ser contactado para verificar o que pode estar acontecendo.

Pode ser necessário o uso de colírios, como anti-inflamatórios e para controle da pressão ocular, de acordo com a avaliação do seu médico. 

Você conhecia a capsulotomia com Yag laser? 

Agende sua consulta

Nos vemos no próximo texto

Compartilhe com alguém!