Cirurgia de catarata torna direção mais segura
O potencial e a velocidade de melhora visual que a cirurgia de catarata tem potencial de proporcionar são bem conhecidas nos dias atuais. Quem já foi submetido à cirurgia ou acompanhou a recuperação de alguém fica impressionado com os resultados obtidos, tanto de melhora visual quanto de aumento da qualidade de vida. As cores se tornam mais vivas, os contornos mais notáveis e o embaçamento que existia melhora. Além disso, muitos conseguem reduzir ou até eliminar o uso dos óculos.
São resultados realmente fantásticos e que trazem um impacto positivo na vida dessa pessoa. Ou seja, cirurgia de catarata melhora a qualidade de vida!!!
Em vários outros textos aqui no blog, eu explico sobre o que é a catarata, como fazer para se prevenir, qual a melhor lente e outras informações que são de extrema valia para quem vai ser submetido ao tratamento. Então leia todos os textos ou assista a todos os vídeos no canal do YouTube clicando aqui. Não faça a cirurgia sem antes devorar todo esse conteúdo.
O que eu quero conversar hoje é sobre como a cirurgia de catarata pode impactar positivamente a (qualidade de) vida, mais especificamente falando sobre a direção.
É comum que os indivíduos apresentem queixa como piora visual, insegurança ao dirigir, incômodo intenso com reflexos de faróis e até acidentes, desde leves arranhões de lataria até possivelmente fatais. Além disso, as renovações de habilitação tornam-se momentos estressantes pelo risco de perder a carteira de motorista e toda a independência que vem junto. E uma das causas dessas angústias pode ser a catarata.
Um estudo australiano provou com números o resultado da cirurgia de catarata em melhorar a direção e que “quase acidentes” e acidentes tiveram redução de 48% depois da cirurgia.
Os pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental testaram o desempenho da condução de 44 pacientes antes da cirurgia de catarata. O simulador de direção avaliou uma variedade de variáveis: limites de velocidade ajustados, densidades de tráfego, cruzamentos não controlados e travessias de pedestres.
Os mesmos pacientes foram submetidos ao simulador de direção novamente após a primeira cirurgia de catarata e depois novamente, após a cirurgia do segundo olho. Após a cirurgia do primeiro olho, os “quase acidentes” e acidentes diminuíram em 35%; após a segunda cirurgia, o número caiu para 48%.
Essas conclusões foram comprovadas cientificamente, mas os resultados não são surpreendentes quando refletimos: quem enxerga bem causa menos acidentes de trânsito, não é mesmo?!
Para evitar acidentes no trânsito, estar enxergando bem é essencial. Se você está esbarrando o carro com frequência ou percebe esse comportamento em alguém, procure um oftalmologista para verificar a visão. Além de se proteger, estará evitando acidentes com outras pessoas que podem ser graves e com risco de machucar alguém.
Para saber mais sobre catarata, acompanhe meus vídeos do canal do YouTube clicando aqui.
Nos vemos no próximo texto do blog.
Dr Emmerson Badaró
Pós doutorado pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp