Celebridades diagnosticadas com glaucoma
Ninguém está isento de problemas de saúde. Mas o acesso e busca de profissionais no momento adequado previne perda visual quando as doenças são diagnosticadas no momento adequado.
Tanto a super modelo Christie Brinkley quanto Bono Vox, vocalista do U2, foram diagnosticados com glaucoma durante um exame oftalmológico de rotina. Ambos também ficaram surpresos com o diagnóstico, pois não tinham sintomas de perda de visão.
Mas esta não é uma situação incomum, pois o glaucoma não traz sintomas em suas fases iniciais. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, e pessoas com glaucoma podem perder a maior parte de sua visão antes de apresentarem sintomas. Uma vez que a visão é perdida, ela não pode ser recuperada. E daí vem a importância das pessoas que fazerem exames oftalmológicos regulares mesmo sem sentir nada.
Entre outros famosos que também apresentaram glaucoma estão o comediante Bill Cosby, o astronauta John Glenn, presidente Jânio Quadros, Marechal Rondon, o cantor Elvis Presley e os compositores Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Handel.
O que é Glaucoma?
O Glaucoma é um grupo de doenças que danifica o nervo óptico do olho. O nervo óptico é composto por células nervosas da retina e transmite informações visuais ao cérebro, permitindo-nos interpretar as imagens que vemos.
Como o glaucoma geralmente progride lentamente, afetando apenas a visão periférica ou lateral, as pessoas com glaucoma podem sofrer uma perda significativa da visão antes de perceberem um problema ou uma mudança na visão. A visão central, a visão usada para ler, dirigir ou assistir TV, geralmente não é afetada até que a doença esteja avançada.
A experiência mostrada acima são exemplos de situações que ocorrem todos os dias nos consultórios e clínicas de oftalmologia: o glaucoma deve ser idealmente diagnosticado em consultas de rotina, antes da fase de sintomas.
Fica um alerta importante: glaucoma não precisa significar cegueira. Se detectado precocemente, o glaucoma pode ser tratado com colírios, tratamentos a laser ou cirurgia. E com isso a visão é preservada e o indivíduo não fica cego.
Veja o exemplo destas celebridades que citei acima. Pessoas de alta performance nas carreiras, que vivem (ou viveram) plenamente apesar de ter glaucoma. A doença não foi um limitante em suas vidas e na sua felicidade.
A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que todos os adultos saudáveis façam um exame oftalmológico completo até os 40 anos de idade para detectar doenças oculares. Se você tiver alguém na sua família com glaucoma, deve consultar um oftalmologista o mais rápido possível, se ainda não o fez. Aproveite agora e clique no link de agendamento para marcar sua avaliação.
Nos vemos no próximo texto
Dr Emmerson Badaró
Médico oftalmologista na Viver oftalmologia
Doutorado pela Tufts University, Boston, EUA – New England Eye Center
Pós doutorado pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp
@badaro @viveroftalmologia
CRM-MG 47.544
RQE 31.839