Toxoplasmose Ocular

A toxoplasmose ocular é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que é a principal causa de infamação ocular de origem infecciosa no mundo. O parasita é presente em todo o mundo, mas o Brasil a infecção é mais prevalente, e cerca de 80-90% da nossa população já teve a infecção alguma vez na vida, mesmo que assintomática.

Como uma pessoa pega toxoplasmose?

Os seres humanos podem adquirir a doença através da ingestão de alimentos contaminados, que leva a uma infecção aguda ou crônica. Outras formas de contaminação mais raras são através de transmissão transplacentária e transplante de órgãos.

Quando ocorre a infecção de uma gestante e transmissão transplacentária, a infecção fetal pode resultar em lesão em diversas regiões do organismo. Podem ocorrer perda visual, perda auditiva, retardo mental, lesões de sistema nervoso central, anormalidades hematológicas, hepatoesplenomegalia e até morte.

A doença aguda sistêmica pode ser completamente assintomática ou se manifestar como uma doença semelhante a uma gripe ou virose, com febre, dores no corpo, mal-estar e aumento de linfonodos. Uma vez passada a infecção inicial, a grande maioria das pessoas cria imunidade permanente ao parasita e não desenvolve mais sintomas da infecção.

Uma pequena parcela das pessoas pode cronificar a doença e o parasita se instalar no olho, mais precisamente na retina ou na coróide. A esse fenômeno damos o nome de toxoplasmose ocular.

Sintomas da toxoplasmose ocular

  • Baixa visual
  • Dor ocular
  • Moscas volantes
  • Olho vermelho

Recorrência

A recorrência da toxoplasmose ocular não é associada a sintomas sistêmicos. A cicatriz da toxoplasmose presente na retina pode abrigar o cisto do toxoplasma, e o organismo pode permanecer viável no tecido por muitos anos. Em geral, a recidiva ocorre nas bordas de uma lesão antiga, mas também pode ocorrer em outras regiões da retina. O risco de recidiva é maior em pacientes entre 15-35 anos de idade e nos primeiro ano após o episódio inicial.

Tratamento

Os princípios de tratamento da toxoplasmose ocular dão ênfase na melhora dos sintomas, controle da inflamação e da infecção ocular, controle do processo cicatricial e dano aos tecidos, prevenir recorrências e reabilitação visual. Para cada etapa dessas temos tratamentos específicos. Por isso, o paciente que apresenta toxoplasmose ocular deve comparecer às consultas de acompanhamento para os devidos ajustes no seu tratamento.

Prognóstico

Em geral, a acuidade visual final depende da localização da infecção ativa, do grau de inflamação e do desenvolvimento de complicações relacionadas à inflamação ocular. Como as recorrências podem ocorrer, o acompanhamento a longo prazo é muito importante.

Se você já teve toxoplasmose ocular, agende uma consulta para acompanhamento e prevenção de complicações e possíveis perdas visuais.

Dr Emmerson Badaró