O que é Potencial de Acuidade Visual?

A avaliação de potencial de acuidade visual da mácula, conhecida também pela sigla PAM, é um exame não invasivo que tem por objetivo inferir qual a melhor visão. É útil para avaliação sobre indicação de tratamento, como por exemplo saber se uma cirurgia deve ou não ser realizada. Caso o resultado do PAM seja melhor que a visão que o paciente apresenta no pré-operatório, sabemos que tem boa chance de melhorar com o tratamento proposto.

Existem diversas formas de se avaliar o quanto uma pessoa enxerga. A mais comum delas é através é realizada no consultório ao pedir que o paciente leia as letras numa tela. Além disso, existe a avaliação de campo visual, realizada através do exame de campimetria que avalia a visão periférica. Existe também a avaliação de cores, através do teste de Ishihara. Pelo fato de a visão ser um sentido complexo, devemos lançar mão de várias modalidades de avaliação de sua função para determinar alterações oftalmológicas e instituir o tratamento correto.

Para nos ajudar nessa avaliação, existe o teste de potencial de acuidade visual macular, PAM, que nos informa sobre a visão central do indivíduo. O PAM é o exame que visa estimar o máximo de visão que aquele olho pode chegar quando a doença de base for corrigida.

Apesar do nome muito sugestivo e de o potencial de acuidade visual macular nos trazer informações muito significativas, é importante conhecer suas limitações. Caso um paciente apresente um resultado muito bom no PAM, fica claro que deve ser submetido ao tratamento.

Entretanto, mesmo em alguns pacientes que não apresentam o PAM satisfatório nós ainda assim podemos indicar o tratamento. Isso porque o exame pode apresentar altos níveis de erros falso negativo, ou seja, pode ser que o paciente não tenha resultados satisfatórios no exame, mas esse resultado ruim ser decorrência da própria doença de base ou da colaboração na hora do exame, e não a uma incapacidade de melhora.

Por isso, é importante que o exame do PAM seja sempre correlacionado com outros pelo médico assistente. Desta maneira estaremos tirando as melhores informações dos exames e aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Ficou com dúvidas sobre o potencial de acuidade visual?
Mande pra mim

Dr Emmerson Badaró