O que é Biometria Ocular?
O exame de biometria ocular é um exame não invasivo em que o aparelho faz diversas medições de muitas estruturas oculares, incluindo o tamanho do olho e formato da córnea. Com essas informações, usamos fórmulas matemáticas para calcular a lente a ser usada em caso de cirurgia de catarata e fazer acompanhamento do tamanho do olho de uma pessoa.
Existem diferentes métodos para realizar a biometria, o óptico, ultrassom e imersão. Cada um deles possui indicações próprias e o médico consegue informar qual o melhor para cada caso. Além disso, podem ser necessários que sejam complementares para conseguir uma informação fidedigna.
Principais indicações da biometria:
– Avaliação de lente intraocular em pré-operatório, principalmente de catarata;
– Acompanhamento de tamanho axial do olho – muito usado em caso de progressão de grau de óculos;
– Anisometropia – diferença entre o grau de um olho e outro do mesmo paciente.
Caso uma pessoa vá se submeter a uma cirurgia intraocular, é prudente que o médico leve para a cirurgia o cálculo da biometria, pois pode ser necessário para tomada de condutas imediatas na hora da cirurgia.
Além disso, pessoas que tem progressão de grau de óculos em exames seriados com oftalmologista devem fazer a biometria com frequência para determinar a origem desse aumento. Pode ser que esteja ocorrendo um crescimento do tamanho do olho ou aumento da curvatura da córnea. De acordo com o que se encontra, o médico pode precisar instituir tratamentos para frear esse avanço de grau.
Dr Emmerson Badaró