O que é Angiografia com Fluoresceína?
É um exame realizado através fotos do fundo de olho após ter sido injetado um corante de fluoresceína na veia do braço do paciente. Depois de atingir a corrente sanguínea, o corante circula por todo o organismo e chega até os olhos. Uma vez ali, o oftalmologista tira fotos com câmeras especiais e avalia a circulação e vasos de fundo de olho.
Importante salientar que não usamos contraste neste exame. O que usamos é um corante, que é completamente diferente dos exames de radiologia e que são muito conhecidos pelos pacientes. O corante usado tem cor alaranjada e brilha no fundo de olho, permitindo a observação de padrões vasculares anômalos. O organismo elimina a fluoresceína através da urina. Por isso, depois do exame recomendamos que o paciente aumente a ingesta de líquidos e vai perceber alteração da cor da urina por cerca de 1 a 2 dias.
Extremamente importante para diagnóstico e acompanhamento de muitas doenças, a angiografia pode ser repetida sempre que o oftalmologista julgar necessário para acompanhar a doença do paciente.
Indicações da angiografia (principais):
– Retinopatia diabética;
– Edema macular;
– Degeneração macular relacionada a idade;
– Obstruções de veias ou artérias da retina;
– Hemorragias oculares;
– Baixa visual inexplicada;
– Edema de nervo óptico;
– Vasculite
Depois de realizado o exame, pode ocorrer alterações na cor dos objetos, formigamentos na pele, e a cor da pele ficar amarelada. Esses efeitos duram em geral poucos minutos. Embora seja muito raro, existe o risco de reação alérgica ao corante de fluoresceína. Pessoas alérgicas a corantes alaranjados tem maior chance de alergia à fluoresceína e devem informar isso ao médico antes da realização do exame. Caso ocorra algum evento alérgico, o médico dará remédios para combate-la.
Se você possui alguma das patologias acima listadas, deve fazer a angiografia com a periodicidade determinada pelo seu médico. Através dos resultados, ele vai tomar decisões importantes em relação a tratamentos, de como melhorar sua visão e evitar perdas no futuro. A angiografia com fluoresceína é o exame preferido para avaliar a circulação da retina e a coróide.
Existem outros métodos de avaliação de fluxo vascular da retina, como angiografia por OCT. Esse assunto vai ser abordado em outro texto aqui mesmo no nosso site. Para saber sobre este outro exame, acesse nosso blog.
Dr Emmerson Badaró