O que é Topografia Corneana?
A topografia da córnea é usada para caracterizar a forma da córnea, sendo um exame extremamente útil e muito usado na oftalmologia para diagnóstico de diversas doenças e para pre operatórios. Originalmente, a topografia da córnea era usada apenas para descrever a superfície anterior da córnea.
Atualmente, os aparelhos mais modernos são capazes de caracterizar o formato e as superfícies anterior e posterior da córnea, criando um mapa tridimensional da curvatura e regiões focais de aumento ou redução de curvatura. Estas informações são úteis para diagnosticar doenças de córnea e planejamento de tratamentos.
A córnea é uma estrutura transparente em contato com o meio externo e responsável por cerca de 70% do poder de foco da imagem, ou seja, é a primeira lente do olho responsável pela focalização das imagens. Um olho normal tem uma córnea regular, mas se a córnea for muito plana ou curva de maneira desigual, resultará em focalização ruim e má qualidade de visão. Uma grande vantagem da topografia da córnea é sua capacidade de detectar tênues condições irregulares que não são perceptíveis à maioria dos testes convencionais.
Como é feita a topografia: é um exame rápido e indolor, em que o aparelho não tem contato com o olho. Pacientes que usam lentes de contato devem suspender seu uso por pelo menos 1 dia antes da realização do exame para obter melhores resultados. Para usuários de óculos, não há necessidade de suspensão. Pode ser realizado em qualquer idade, desde crianças até idosos, desde de que tenham condições de fixar a cabeça e o olhar por alguns segundos.
Principais indicações:
– Astigmatismo: diagnostica, quantifica e informa o eixo do astigmatismo. Serve também para acompanhamento de progressão e auxilia na prescrição do grau.
– Cirurgias: usado para calculo de lentes intraoculares na cirurgia de catarata, programação de cirurgia refrativa, pterígeo, cisto dermóide e cicatrizes. Auxilia também na programação de implante de anel intra estromal.
– Pos operatórios: avalia as alterações induzidas pelo processo cirúrgico e descarta ectasias, astigmatismo e outras causas de baixa visual. Auxilia na decisão de retirada de pontos para reduzir astigmatismo em cirurgias da córnea, como o transplante de córnea.
– Ceratocone: usada tanto para diagnóstico, para acompanhamento de progressão e para programação de correção visual, seja com óculos ou com lente de contato. Caso identifique progressão do ceratocone, a topografia auxilia para indicar tratamentos que visem conter o avanço da doença.
– Outras indicações: ajuste de lente de contato, ectasias corneanas, distrofias corneanas, miopia, hipermetropia, dentre outras.
Caso tenha ficado com dúvidas sobre a topografia corneana, quando e quem deve fazer, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró