O que é Retinografia?
O exame de retinografia é uma foto que tiramos do olho de uma pessoa para registrar a retina, ou seja, o fundo de olho. Com esta foto, temos uma documentação eterna de como o olho da pessoa está naquele momento e podemos fazer diversas análises, dentre elas o diagnóstico de doenças e o acompanhamento de tratamentos. Tudo isso de maneira bem objetiva e reprodutível. Ao colocar uma foto antiga ao lado de uma nova, podemos comparar possíveis alterações que tenham se apresentado e avaliar a progressão de alterações.
O exame é rápido e indolor, podendo ser realizado quantas vezes forem necessárias. É realizado com o paciente encostando o queixo no aparelho e posicionando olho de forma com que a câmera foque a imagem do fundo de olho e possibilite uma boa fotografia.
As principais doenças avaliadas são:
– Retinopatia diabética
– Degeneração macular relacionada a idade
– Descolamento de retina
– Oclusões vasculares da retina
– Retinopatia hipertensiva
– Glaucoma
– Degenerações congênitas ou adquiridas da retina e coróide
– Outras doenças do fundo de olho
Quem deve realizar a retinografia: eu considero que, idealmente, todos os pacientes devem realizar pelo menos uma vez a retinografia, mesmo que não apresentem nenhuma doença. Caso seja normal, este exame servirá para acompanhamento de possíveis alterações que possam ocorrer no futuro. Caso venha alterado, já serve para direcionar o diagnóstico e necessidade de novos tratamentos.
Pacientes que apresentam doenças sistêmicas tevem também realizar a retinografia, principalmente diabetes, hipertensão arterial, doenças neurológicas, reumatológicas, hematológicas e endocrinológicas. Além disso, pacientes que tem doenças em outras partes do olho também devem realizar a retinografia com frequência.
A retinografia é usada sempre em conjunto com outros exames de avaliação da retina, como tomografia de coerência óptica (OCT), mapeamento de retina, angiografia e ultrassom. Ao realizar esta avaliação em conjunto, fazemos o que se chama de avaliação multi-modal, ou seja, usamos diversas modalidades de exames para aumentar a chance de acerto do diagnóstico e conduta da doença apresentada.
Ao realizar uma consulta, converse com seu médico sobre a necessidade de realizar a retinografia, visto que é um exame que nos auxilia no diagnóstico não só de doenças oftalmológicas, mas também de outras partes do organismo. Eu considero a retinografia como um exame essencial em oftalmologia e que deve fazer parte da propedêutica oftalmológica de diversos pacientes.
Caso tenha alguma dúvida em relação à retinografia, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró
Especialista em retina