O que é Paquimetria?
A Paquimetria da córnea é um exame não invasivo e indolor realizado para medir a espessura da córnea, útil para diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças.
Algumas doenças que precisam da realização da paquimetria:
– Usuários de lentes de contato;
– Glaucoma conhecido ou suspeito;
– Aumento da pressão intra-ocular;
– Pre e pós-operatórios de cirurgias oftalmológicas;
– Ceratocone e outras doenças da córnea;
– Baixa visual não explicada;
– Cicatrizes e edemas.
Com a paquimetria da córnea, podemos fazer avaliação da espessura em diversos pontos diferentes da córnea e avaliar se há algum desses pontos que tenha afinamentos ou espessamentos. Com exames seriados, fazemos comparações sobre mudança de parâmetros e indicações de tratamento.
A paquimetria nos dá importantes informações sobre o grau de hidratação da córnea e funcionamento das células do seu endotélio. Quando funcionando normalmente, o endotélio corneano mantém a córnea transparente e sua espessura entre 510-540 micrômetros, valores médios da normalidade.
Existem dois métodos usados para realizar a Paquimetria, conhecidos como paquímetro ultrassônico e paquímetro óptico. Ambos têm igual capacidade de identificar alterações da espessura da córnea e são igualmente reprodutíveis.
A paquimetria corneana é considerada como um exame auxiliar extremamente importante e faz parte da avaliação integral dos pacientes. É um exame indolor e com resultados reprodutíveis com o tempo, podendo ser repetido sempre que necessário e que o médico julgar importante no acompanhamento.
E você, lembra de já ter feito paquimetria alguma vez?
Dr Emmerson Badaró