O que é Exame de Motilidade Ocular (Teste Ortóptico)?
É o exame que faz a avaliação da motilidade ocular em diversas posições do olhar, permitindo diagnosticar a presença de possíveis desalinhamentos entre os olhos de um paciente. O exame de motilidade ocular é útil principalmente para diagnóstico e programação de tratamento de estrabismo em suas mais diversas formas.
O desalinhamento entre os olhos pode ocorrer por diversas causas, sendo a mais comum na infância o estrabismo espontâneo. Outras causas são trauma, doenças oculares que gerem baixa visual, cirurgias oculares ou neurológicas prévias, diabetes e lesões desmielinizantes.
A visão binocular alinhada entre os olhos também é importante para a percepção de profundidade, chamada visão com estereopsia. Sem este alinhamento ocular, o paciente perde boa parte da capacidade de visualizar objetos em 3 dimensões, e com isso ocorre perda da qualidade da visão.
Em casos de estrabismos lentamente progressivos, a diplopia não ocorre por adaptação do organismo e supressão da imagem de um dos dois olhos. Com isso, o cérebro escolhe a imagem do pior olho para ser suprimida e opta por enxergar somente com o melhor olho. Quando não corrigido a tempo, isso pode levar a ambliopia, que é o estado em que o organismo permanece constantemente nesse processo de supressão da imagem de um dos olhos.
Em casos de estrabismos agudos, como os secundários a trauma e diabetes, o organismo não suprime uma das imagens. Com isso, a pessoa enxerga dos dois olhos, que estão desalinhados e esse fenômeno leva a intenso desconforto.
Indicações:
– Estrabismo
– Insuficiência ou excesso de convergência
– Diplopia
– Nistagmo
Para garantir a saúde da visão do seu filho, traga para consultas de rotina e não espere que ele tenha queixas oftalmológicas. Crianças muito frequentemente não relatam espontaneamente queixas de não estar enxergando, principalmente se a patologia que causa a baixa visual for em um olho somente. No momento que eles têm maturidade de perceber que não estão enxergando e informam isso aos pais, podemos ter perdido um longo período que pode levar a não recuperação daquela visão prejudicada.
Por isso, as consultas e avaliações de rotina são as melhores formas de prevenir e diagnosticar precocemente doenças oftalmológicas que podem levar a um déficit visual por toda a vida. Leve seu filho em consultas de rotina nas datas programadas pelo seu oftalmologista. Esta rotina é determinada pelo histórico pessoal e familiar de doenças oftalmológicas.
Caso tenha dúvidas sobre o exame de motilidade ocular e quando é indicado, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró