O que é Eletrooculograma – EOG?

O eletrooculograma (EOG) é um exame que faz parte da eletrofisiologia ocular. Ele mede a diferença do impulso elétrico de repouso entre a córnea a região da retina, trazendo informações sobre o funcionamento da via visual. Assim como outros exames de eletrofisiologia ocular, nos da informações indiretas sobre a via visual, neste caso na ainda na parte ocular da captação e processamento das imagens.

Como é realizado:
O EOG é realizado posicionando eletrodos na região da pele próximo aos olhos e o paciente é orientado a movimentar os olhos à medida que estímulos luminosos vão sendo mostrados em uma cúpula. É dividido em 2 partes, uma com a cúpula escura e outra com ela clara, cada uma delas durando cerca de 10 a 15 minutos. Muito bem tolerado pela maioria das pessoas, é indolor, não precisa de jejum e não gera embaçamento visual depois que termina.

Pra que serve:
O eletrooculograma é usado em uma diversidade grande de patologias que acometem os olhos, principalmente distrofias da retina e coróide, baixa visual sem explicação por outros exames. Em conjunto com outros exames oftalmológicos, traz valiosas informações que auxiliam o médico no diagnóstico e na conduta do paciente. AS principais doenças que necessitam do eletrooculograma são distrofia macular de Best, distrofia macular viteliforme, retinose pigmentária, distrofias de retina, distrofias de coróide, descolamento de retina, maculopatias tóxicas, dentre outras.

As análises de exames de eletrofisiologia, dentre eles o eletrooculograma, devem ser sempre feitas em conjunto com outros exames, como o eletrorretinograma, potencial visual evocado, tomografia de coerência óptica, retinografia, angiografia e outros que sejam necessários. A essa análise em conjunto, damos o nome de análise multimodal, e é a melhor forma de interpretar os resultados dos exames e aplica-los na prática com o paciente para gerar condutas mais certeiras e direcionadas a cada indivíduo. Os resultados são sempre interpretados em conjunto, levando em consideração também o histórico oftalmológico pessoal e sistêmico, histórico familiar e outras queixas que possam existir.

Recomendações para o dia da realização de exames de eletrofisiologia:
– Não passar cremes ou maquiagem no rosto
– Ir de cabelos limpos e secos, sem usar gel ou cremes de cabelo.
– Retirar objetos metálicos, incluindo anéis, joias e celular.
– Desligar aparelhos sonoros ou que gerem luz.
– Trazer os óculos e a receita.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre exames de eletrofisiologia ocular, incluindo o eletrooculograma, mande para mim.

Dr Emmerson Badaró