Tração vitreo macular
A tração vítreo macular é um tipo de maculopatia, onde existe uma tração do vítreo sobre a região central da retina. É uma condição que pode evoluir para instituição do buraco macular em alguns casos ou a resolução espontânea.
Para completo entendimento do que é a tração vítreo macular, recomendo a leitura dos tópicos de descolamento de vítreo posterior e de buraco macular, entidades diretamente relacionadas entre si. Esses textos você acessa no nosso blog e os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube e no Instagram.
Durante o processo de descolamento de vítreo, este pode ficar aderido pontualmente na região macular, o que leva a tração e puxa a retina da sua posição original e leva aos sintomas.
Os sintomas mais comuns tração vítreo macular são:
- Diminuição da nitidez da visão
- Fotopsia, quando uma pessoa vê flashes de luz
- Micropsia, quando os objetos parecem menores que o tamanho real
- Metamorfopsia, quando a visão é distorcida e faz com que linhas retas pareçam onduladas
Alguns desses sintomas podem ser leves e se desenvolver lentamente; no entanto, efeitos tracionais crônicos podem levar à perda visual permanente se não forem tratados.
Fatores de risco para a tração vítreo macular: é mais comum em mulheres e em idosos devido a alterações do descolamento de vítreo posterior associada a redução dos níveis de estrógenos pós menopausa.
Outros fatores de risco incluem:
- Miopia alta
- Degeneração macular relacionada à idade exsudativa
- Edema macular diabético
- Oclusão da veia retiniana
- Retinopatia diabética
Diagnóstico
O diagnóstico é suspeitado em pacientes com queixas compatíveis e confirmado através de exames complementares em avaliação multimodal. Dentro desta, solicitamos principalmente os exames de retinografia, mapeamento de retina, ultrassonografia e tomografia de coerência óptica – OCT.
O diagnóstico diferencial inclui buraco macular precoce, edema macular cistóide, síndrome de Irvine Gass, membrana epirretiniana e outras causas de edema macular.
Tratamento e prognóstico
- Monitoramento da tração para acompanhar que de desfaça espontaneamente. O acompanhamento regular com avaliação dos sintomas e OCT podem ser uma opção em pacientes assintomáticos ou com sintomas leves em que os exames demonstrem prognóstico favorável de resolução espontânea.
- Cirurgia de vitrectomia com descolamento mecânico da tração. É uma opção em casos com sintomas mais severos ou que os exames demonstrem grande possibilidade de a tração evoluir para buraco macular. O procedimento é seguro e envolve um alívio da tração local através do descolamento manual da aderência. Deve ser realizado com muito cuidado para não induzir ao buraco macular no intra operatório. A utilização de corantes na cirurgia de retina, conhecida como cromovitrectomia, trouxe avanços importantes para a realização do procedimento com maior probabilidade de sucesso.
É importante salientar que o prognóstico da tração vítreo macular é bom, mesmo em casos que necessitam de tratamento. A maioria dos pacientes obtém boa acuidade visual no olho afetado, mesmo que seja necessário tratamento.
Caso tenha dúvidas em relação à tração vítreo macular, seus exames e tratamento, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró