O que é Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é caracterizada por alterações da retina causadas por diabetes mal controlado por muitos anos. Com o passar do tempo, podem haver hemorragias, obstruções dos vasos da retina e consequentemente baixa visual.
Entretanto, nas fases iniciais a retinopatia diabética não traz sintomas. Em média, uma pessoa portadora de diabetes demora cerca de mais de 5 anos para começar a apresentar alterações e queixas visuais, o que demonstra a importância de portadores de diabetes frequentarem o oftalmologista mesmo sem queixas.
A partir do momento que apresentam sintomas, podemos saber que o tratamento dessa pessoa já está atrasado, pois passamos bastante tempo sem realizar as medidas corretas.
Os principais sintomas do portador de retinopatia diabética são:
* Pontos ou manchas escuras volantes na visão;
* Embaçamento visual localizado ou difuso;
* Visão oscilante, ou seja, ora melhor ora pior;
* Perda de visão central ou periférica;
* Visão desfocada;
* Imagens tortas;
* Perda total da visão.
Se você ou alguém da sua família tem diabetes, realize consultas de rotina mesmo sem sintomas. Se você sabe de alguém que tem diabetes e não se cuida corretamente, estimule-o positivamente para que se trate. Isso é a melhor forma de prevenir eventos desagradáveis no futuro. Caso já tenha algum dos sintomas acima ou qualquer outro, não perca mais tempo e agende sua consulta hoje mesmo.
Se cuide, e na hora certa. Não deixe passar o tempo pois os danos podem ser irreversíveis. O cuidado instituído na hora certa leva a melhores resultados e necessidade de menos tratamentos.
Nós, da Viver oftalmologia, estamos preparados e equipados para fazer o diagnóstico e tratamento adequado da retinopatia diabética e melhorar sua visão. Temos exames, medicamentos e experiência para o cuidado certo.
Consideramos o cuidado com a visão e o controle da glicemia, dislipidemia, pressão arterial e outros como essenciais para resultados positivos. Para isso, temos uma equipe de médicos parceiros em diversas especialidades para auxiliar no controle, incluindo endocrinologista, neurologista, cardiologista e outras.
Aqui no nosso blog e redes sociais temos diversos textos e vídeos com explicações sobre as doenças oftalmológicas, com ênfase na retinopatia diabética. Veja nossos vídeos e leia nossos textos para se informar e saber sobre as atualidades sobre a doença.
Além disso, agende sua consulta com um especialista em retina.
Dr Emmerson Badaró