Edema macular cistóide
O que é
o edema macular cistóide é um inchaço da região central da retina, conhecida como mácula, e responsável por nossa visão central. É causado por um acúmulo de fluido na retina e aumento de espessura da mácula, levando a distorção, embaçamento e ondulações nas imagens.
Existem inúmeras causas, sendo as mais comuns a inflamação ocular, retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão da veia retiniana, após cirurgia de catarata ou outras cirurgias oftalmológicas.
Fatores de risco para edema macular cistóide
- – Diabetes
- Hipertensão arterial sistêmica
- Fumo
- Pós operatório de cirurgia oftalmológica
- Irvine Gass
- Oclusões venosas da retina
- Uveítes e inflamação ocular
- Retinose pigmentária e outras distrofias de retina
- Uso de colírios de prostaglandina para tratamento de pressão intra ocular alta
Diagnóstico
é realizado com as queixas do paciente, exame clínico e solicitação de exames complementares de análise multimodal. Dentro dessa análise, é importante realizar tomografia de coerência óptica – OCT, retinografia, mapeamento de retina e angiogafia. O paciente pode usar a tela de Amsler para acompanhar a melhora da visão e distorções das imagens.
Na síndome de Irvine Gass ocorre o edema macular cistóide após realização de cirurgia de catarata. O edema em geral se desenvolve entre 4 a 6 semanas após a cirurgia com borramento da visão, imagens tortas e fotofobia. Ocorre um aumento de espessura da mácula e inflamação do nervo óptico visualizada à angiografia. O prognóstico é bom, com grande parte dos pacientes respondendo ao tratamento e recuperando boa visão.
Tratamento do edema macular cistóide
deve ser direcionado a origme do problema. Por isso, varia dependendo da causa e é individualizado a cada paciente. É importante indentificar a causa do edema macular cistóide para tratar a origem do problema e ter mais sucesso no tratamento.
Em geral, utilizamos colírios anti-inflamatórios, injeções de medicamentos anti-angiogênicos e corticoides intra vítreos, laser e alguns casos podem precisar de cirurgia. O tratamento pode ter que ser administrado por vários meses e recidivas não são infrequentes. Apesar disso, o resultado costuma ser muito bom e a visão melhora com frequência quando o edema cede.
Caso tenha dúvidas sobre edema macular cistóide, incluindo diagnóstico, queixas e tratamento, mande para mim.
Dr Emmerson Badaró